25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Panfletagem

População é alertada sobre riscos de contaminação por benzeno

A- A+

Panfletagem educativa marca esta quarta-feira (10) em Campo Grande. A data foi escolhida pelo Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho de Mato Grosso do Sul (FSSHT/MS) para conscientizar motoristas, frentistas e donos de postos de combustíveis sobre os perigos do benzeno para a saúde e para o meio ambiente.

A mobilização teve início às 9h, nas imediações dos postos de combustíveis Santa Conceição (13 de maio com Afonso Pena) e Locatelli (saída para São Paulo). A ação pretende orientar os consumidores a encher o tanque somente até o automático.

Benzeno

O benzeno é um dos componentes da gasolina que evapora muito rápido, prejudicando a qualidade do ar e a saúde de quem o inala. Quando o tanque é abastecido apenas até o automático da bomba, a chance desse componente sair em forma de vapor é reduzida. O derramamento do combustível excedente do tanque no solo e a sua evaporação no ar também causam riscos ao meio ambiente com a contaminação do lençol freático.

Frentistas, mecânicos e abastecedores de caminhões de combustíveis são os trabalhadores mais expostos à intoxicação por benzeno, que pode causar bronquite, dificuldades respiratórias e até bronquiolites irritativas graves, com hemorragia, inflamação e edema pulmonar, podendo levar à morte.

Lei estadual

Em Mato Grosso do Sul, foi publicada a Lei nº 4.574/2014, que determina aos postos de combustíveis o preenchimento do tanque de combustível dos veículos até o travamento automático de segurança da bomba de abastecimento, sob pena de multa de 10 Uferms, aplicados em dobro no caso de reincidência. Os postos de combustíveis também deverão afixar cartazes para alertar os consumidores.

Jonas Ratier Moreno, procurador do Trabalho e coordenador do Fórum, destaca que "quando se trata da saúde do trabalhador e meio ambiente de trabalho temos que atentar para o princípio constitucional da prevenção, ou seja, é dever de todos, principalmente do empregador, utilizar todos os meios necessários para evitar acidentes". (Com assessoria)