RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2024
08 de outubro de 2024
Campo Grande 27ºC

Lixo eletrônico

Praça das Araras terá ponto de coleta de lixo eletrônico até sexta (22)

Prefeitura quer conscientizar população do descarte consciente

A- A+

Nesta quinta-feira e sexta-feira (22), das 9h às 16h, a Praça das Araras localizada no bairro Amambaí, sediará o evento de coleta de lixo eletrônico, realizado pela Associação dos Recicladores de Resíduos Eletrônicos de MS (Recic.LE). 

A população poderá levar ao local, todos equipamentos eletrônicos que deseja descartar, desde aparelhos de rádio e DVD's até geladeiras e televisões. A iniciativa tem o apoio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), que está realizando um projeto com o conceito de 'Praça Inteligente', a fim de atender os interesses da população que reside na região.

O responsável pela Recicle, Edilson Paulon, conta que a associação está em funcionamento há seis meses na Capital, por verificar que anteriormente não existia uma empresa que realizasse esse tipo de coleta. 

"Nós estamos apoiando o projeto da Prefeitura de Campo Grande e apresentando nosso modo de trabalho em um ponto de coleta. Nosso interesse é contribuir com a destinação correta dos resíduos sólidos e futuramente instalar um ponto fixo de recebimento desses itens', argumenta. 

PRAÇA INTELIGENTE

O diretor de Inovação da Agetec, Claudio Ramos, explica que a ideia é desenvolver na praça das Araras, um projeto piloto, com o conceito de Praça Inteligente. Nele, é realizada uma revitalização do local, preservando as características de infraestrutura, porém, implementando tecnologia, por meio de internet livre, projetos sustentáveis, totens de serviços públicos, entre outras melhorias. O formato da praça já é desenvolvido em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, no entanto, no Brasil, foram identificadas apenas nos  estados de São Paulo e Paraná.

"Estamos na etapa de diagnosticar as prioridades da população, empresas e visitantes. A partir da compilação dos dados desenvolveremos o projeto e contamos com apoio de outras secretarias municipais como Sectur e Planurb. Na fase da revitalização convidaremos a iniciativa privada a ser parceira desse novo modelo de espaço público", argumenta Ramos. 

O representante da Agetec prevê que até o final do ano o projeto seja concluído para que então possa ser executado e explica porque escolheram a Praça das Araras. "Quando este local foi construído ainda não existia a Orla Morena e por isso, foi construída uma quadra poliesportiva. No entanto, a chegada da praça linear atraiu os moradores que deixaram de frequentar o local, que é um dos cartões postais da cidade. Nosso intuito é ouvir a comunidade, a fim de oferecer uma melhor finalidade para o espaço público", conclui. 

SERVIÇO

Interessados em descartar lixo eletrônico podem ir até a Praça das Araras, localizada na confluência da Rua Dom Aquino com a Praça Cuiabá, no bairro Amambaí. Horário de funcionamento: 9h às 16h, nos dias 21 e 22 de fevereiro.