17 de setembro de 2021
Campo Grande 35º 21º

SAÚDE

Prefeitura atualiza cronograma de vacinação de idosos contra a covid-19

Amanhã será a vez de pessoas com 94 anos ou mais tomarem a primeira dose do imunobiológico

A- A+

Foi divulgado um novo cronograma de vacinação do público idoso. Nesta quarta-feira (03) pessoas com 94 ou mais poderão ser imunizadas. A medida foi tomada para acelerar o processo de vacinação diante do anúncio do envio de novas doses de vacina para o Estado e, consequentemente, para a Capital. 

Iniciado na última segunda-feira (08), o calendário de vacinação inicial previa a aplicação de doses discriminando a faixa-etária de acordo com o dia da semana, sendo este concluído até o final do mês de fevereiro. A partir do anúncio de envio de um novo lote de doses, será possível agilizar o atendimento ao público abrindo, inclusive, novos pontos de vacinação a partir da semana que vem. 

“Com a garantia de recebimento dessas doses, conseguimos adiantar também o cronograma para que tenhamos um quantitativo maior de idosos imunizados e em um período de tempo menor. Assim o público imunizado será bem maior do que o inicialmente planejado”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

Amanhã será a vez de pessoas com 94 anos ou mais tomarem a primeira dose do imunobiológico em uma das 18 unidades que já estão fazendo a aplicação da vacina. O cronograma seguirá assim até o final da semana, podendo ser imunizadas na quinta-feira idosos a partir de 92 anos, na sexta-feira aqueles que tenham no mínimo 90 anos, e no sábado as unidades estarão abertas para imunizar todo esse público da primeira semana que não conseguiu vacinar na data prevista. 

A partir da próxima semana, as vacinas estarão disponíveis nas 55 unidades de saúde descritas no plano municipal de vacinação, e o calendário, que iria até o final do mês, será adiantado, com a vacinação daqueles com mais de 88 anos na segunda-feira (08), com idades a partir dos 86 na terça, idosos com mais de 84 anos na quarta. Na quinta-feira será feita a aplicação das doses nas pessoas com mais de 82 anos, na sexta naqueles que têm mais de 80 anos e no sábado também ocorrerá a vacinação do público que não conseguiu comparecer às unidades na data prevista. 

Drive-Thru 

A partir dessa quarta-feira também passará a funcionar um novo ponto de vacinação de idosos, que funcionará em sistema de Drive-Thru no parque Ayrton Senna, que seguirá o mesmo cronograma das unidades de saúde.  

Para a vacinação no Drive-thru é necessário que o idoso já tenha o cadastro prévio no site vacina.campogrande.ms.gov.br. Até o momento 278 pessoas estão aptas para tomarem a primeira dose no local e receberão contato telefônico da equipe da secretaria municipal de saúde. 

O Drive funcionará de segunda à sábado, das 13h às 17h, mesmo horário dos demais pontos de aplicação das vacinas. Para atender no local, foram destacados aproximadamente 30 profissionais que estarão responsáveis pela aplicação das doses, orientação da população, manutenção e higiene do local e segurança.