25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Prejuízos podem chegar a 117 milhões em cidades destruídas por chuvas no Estado

A- A+

As chuvas que atingiram várias cidades de Mato Grosso do Sul nos últimos dias, prejudicou mais de 60 mil pessoas e deixou prejuízos em torno de R$ 117 milhões nas 17 cidades que decretaram situação de emergência. 

De acordo com a Defesa Civil foram registrados vários estragos nas cidades, 43 pontes quebradas e 51 que vieram abaixo, além de 27 rodovias interditadas e 140 danificadas. Neste mês de dezembro, Mato Grosso do Sul registrou um índice recorde de chuvas e no último sábado (12), Amambai, Deodápolis, Ponta Porã e Juti, Eldorado, Itaquiraí foram atingidas novamente causando estragos na região. 

De acordo com informações da própria Defesa Civil, foi necessário atuar contra barragens interrompidas, carros atolados além de vários imóveis destruídos pela força da água. Em Itaquiraí, no KM 49 da BR-163 entre Itaquiraí e Eldorado, pista, sobre rio Morumbizinho, cedeu e cratera se abriu interditando completamente o trecho da BR. 

Com os estragos, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) esteve em Brasília esta semana e pretende garantir recursos para recuperação de estradas vicinais, pontes e casas destruídas nos 15 municípios mais afetados pela chuva. Apenas com pontes, estimativa de custo é de R$ 30 milhões.