28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

OPORTUNIDADE

Prêmio de Jornalismo de R$ 28,6 mil abre inscrições com tema: cobertura em 'Saúde'

Serão reconhecidas as melhores coberturas jornalísticas em saúde da América Latina em três categorias

A- A+

Estão abertas a partir de hoje (12. abril) as inscrições para o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde. Nesta edição serão reconhecidas as melhores coberturas jornalísticas em saúde da América Latina em três categorias: "Jornalismo Escrito", "Jornalismo Audiovisual" e "Cobertura Diária". As inscrições estão abertas até o dia 9 de junho de 2021.

Depois de um ano repleto de desafios, o chega a nona edição, com a missão de fortalecer o jornalismo de saúde na América Latina sobretudo em um momento em que informação legítima e segura se faz tão imprescindível.

O Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde é uma iniciativa da Roche América Latina e da Secretaria Técnica da Fundação Gabo e procura reconhecer a excelência e a cobertura jornalística de qualidade sobre saúde na região.

O prêmio reconhece a excelência e estimula a cobertura jornalística de qualidade relacionada à saúde na América Latina. Neste ano, as categorias são Jornalismo Escrito, para trabalhos de texto jornalístico publicado em um meio impresso ou digital da AL; Jornalismo Audiovisual, trabalho jornalístico produzido e transmitido na região por canal de televisão aberto, fechado ou digital e Cobertura Diária, onde serão premiados trabalhos referências em cobertura, profundidade, clareza, e acompanhamento dos temas que surgem no dia a dia, e que mostram os desafios que os jornalistas enfrentam.

  • Acesso à saúde
  • Doenças não transmissíveis
  • Doenças raras ou órfãs
  • Inovação nos cuidados da saúde
  • Inovação nos sistemas de saúde
  • Regulação, reformas e políticas públicas

Levando em conta a relevância do acesso à saúde na América Latina em uma grande parte de trabalhos informativos, o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde entrega uma menção honrosa nesse tema dentro de cada uma das categorias da premiação. Os trabalhos inscritos com acesso à saúde como tema principal estarão inscritos automaticamente nessa menção.

Além disso, para fortalecer novos enfoques e temas de jornalismo, o Prêmio Roche tem mais duas menções honrosas: uma em Jornalismo de soluções, que busca promover a produção de histórias que investiguem, narrem e expliquem com profundidade as repostas que instituições, comunidades e pessoas estão desenvolvendo ante os desafios da saúde na América Latina.

E outra em Cobertura Jornalística da COVID-19, que foi criada por causa da pandemia e busca premiar os trabalhos jornalísticos que abordem a sustentabilidade dos sistemas de saúde na região nesse contexto, assim como o desafio à capacidade de atender à população e sua habilidade em responder às necessidades futuras.

Vale ressaltar que todos os trabalhos inscritos ao Prêmio Roche participarão automaticamente a essas duas menções honrosas, uma vez que cumpram com os critérios descritos.

Os jornalistas que quiseram participar do prêmio devem realizar a inscrição de seus trabalhos pelo site www.premiorochedejornalismo.com. Serão aceitos materiais produzidos originalmente em espanhol ou português, publicados ou transmitidos na América Latina de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2020.

O vencedor de cada categoria (no caso de ser um trabalho coletivo, a equipe deverá escolher um delegado) receberá uma bolsa de até 5.000 dólares (menos taxas) para formação acadêmica em cursos, especializações ou mestrados. Além disso, receberá um troféu comemorativo e um certificado.

Os finalistas em cada uma das categorias em disputa na nona edição vão receber uma medalha e um certificado. Os autores que vencedores das menções honrosas receberão um certificado.

Para conhecer o regulamento completo, acesse a AQUI.