20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

CLIMA | MS

Previsão do tempo: terá início a primeira onda de frio intensa do ano

Mato Grosso do Sul deve ser atingido por geadas; GO registra "zero grau';

A- A+
  • RESUMO
  • Sul: Geadas abrangentes podem se formar em todos os estados neste período e trazem riscos sérios para as lavouras da região.

  • Sudeste: O ar frio fará as temperaturas caírem para valores próximos dos 0°C, com possibilidade de geadas localizadas em São Paulo e no sul de Minas Gerais.

  • Centro-Oeste: No Mato Grosso do Sul, a queda acentuada de temperatura também pode formar geadas localizadas.

A próxima semana traz consigo uma massa de ar polar que marca o início do inverno. Essa será a primeira onda de frio intensa do ano, que alcançará áreas do Centro-Oeste, do Sudeste e até mesmo do Norte do país na forma de friagem.

No Centro-Oeste já estão previstos para esse final de semana pancadas de chuva, que deve atingir todo Mato Grosso do Sul e o oeste e sul de Mato Grosso. As demais áreas do Centro-Oeste também devem ter chuvas, porém, moderadas com a chegada frio intenso. (Veja abaixo). 

O Centro-Sul do Brasil registrará as temperaturas mínimas mais baixas de 2022, com temperaturas abaixo de zero em regiões serranas. Há risco de formação ampla de geada e até mesmo precipitação invernal - como neve, chuva congelada e congelante.

De acordo com o Clima Tempo o estado é de atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade no ar entre 21% e 30% no norte de MS, centro- oeste de MG, oeste da BA, no sul do PI, no sul do MA, no TO, em GO, DF e no centro, leste e nordeste de MT.

FRIO INTENSO?

A formação de um ciclone e uma frente fria ocasiona precipitação no Sul já  neste sábado (14.mai) e domingo (15.mai), nos dias seguintes, no Sudeste. A partir do dia 16, uma massa de ar frio faz as temperaturas caírem bruscamente em todo o centro-sul do país.

Entre os dias 16 e 23, as temperaturas caem gradualmente e permanecerão muito baixas especialmente nos Estados do Sul, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Ao longo de vários dias, haverá registro de temperaturas negativas na região Serrana de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Entre os dias 17 e 21 de maio, uma das consequências do frio extremo e das temperaturas negativas no Sul é a formação de geadas abrangentes em diversos estados. A onda de frio intensa também chegará a outras regiões com força, podendo ocasionar geadas localizadas no Sudeste e Centro-Oeste.

FRIO DE 0 'GRAU'

Na próxima semana Goiás pode registrar temperaturas abaixo de zero grau, segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim. De acordo com o especialista, o sudoeste do estado será a região com as menores temperaturas (veja abaixo).

“Estamos monitorando, mas nos últimos dois dias têm mostrado uma intensidade maior, quanto mais próximo da data, vamos ter números melhores, mas que o goiano vai ter que tirar o casaco do armário, terá”, explicou.

André explicou que a onda de frio é causada por uma massa de ar polar, que virá do sul do país. Conforme os boletins do Cihmego, a próxima quinta-feira (19), será o dia com a menor temperatura da semana.

VEJA A PREVISÃO PARA CADA MUNICÍPIO DE MS