29 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

DIA DAS CRIANÇAS | RESSOCIALIZAÇÃO

Primeiro "parquinho" feito por presidiários será inaugurado no interior de MS

É a vigésima primeira escola beneficiada, apesar disso é a primeira do interior do Estado

A- A+

Em alusão ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) entregará o primeiro parque de pneus no interior, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ademir Brites, em Aquidauana. A entrega ocorrerá nesta sexta-feira (8.out.21), às 8h30.

O MS Notícias mostrou mais cedo também que há uma iniciativa em que os internos cultivam verduras e legumes que beneficiam mais de 400 crianças e idosos

De acordo com a Agepen, o parquinho que será entregue amanhã foi feito por internos do Estabelecimento Penal "Jair Ferreira de Carvalho", o trabalho é resultado da parceria entre a Agepen e as secretarias de Educação de Campo Grande (Semed) e de Aquidauana.

A ação integra o “Arte com Pneus”, idealizado pelo agente penitenciário Vinícius Saraiva e o técnico da Semed, Felipe Augusto da Costa. Com início em 2017, o projeto transforma pneus em opções de recreação e aprendizado aos alunos, unindo a sustentabilidade em prol da educação infantil. O Vinícius também fez em outra oportunidade o projeto que entregou 'Amigurumis' feitos por detentos à alunos de algumas escolas da Capital.  

Quanto aos parques, conforme a Agepen, até o momento, foram entregues 20 parques instalados em unidades educacionais infantis, mas todos esses foram na Capital, feitos por custodiados em regime semiaberto do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. 

Em Aquidauana, a entrega de amanhã marca o primeiro parque feito por detentos do interior e homenageia a professora Nely da Silva Ferreira, que atuou na unidade e acabou falecendo em 2020, por decorrência da Covid-19.

O prefeito do município, Odilon Ribeiro, recebeu positivamente a ação. "Parabéns aos idealizadores do projeto. É uma iniciativa louvável em prol da educação infantil, da preservação do meio ambiente e, também, de ressocialização para os internos. Nosso CMEI ficará ainda mais bonito e divertido para as crianças com esse parquinho, não temos dúvidas! Ficamos felizes em vê-lo sendo contemplado", pontuou.  

Conforme o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, esse trabalho é realizado por muitas mãos em benefício social. “O trabalho inicia dentro do presídio, finaliza na escola, e vai muito além de apenas brinquedos, são carregados de histórias e esperança de uma sociedade melhor”, completou.