28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

CUIDADO!!!

Procon alerta consumidores sobre novo golpe lesando portadores de cartões

A- A+

Um novo golpe está sendo aplicado na praça. Com o avanço da tecnologia para utilização de cartões, denominada tecnologia NFC (Near Field Communication), os  bandidos também se aprimoraram e estão roubando, em grande número, o consumidor  Em função disso, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão da  Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, alerta os cidadãos para tomarem muito cuidado ao portarem seus cartões.

A tecnologia em questão possibilita o pagamento de contas com a simples aproximação do cartão à “maquininha”. A facilidade consiste em aproveitar que a maioria das pessoas conduzem seus carões em carteiras ou soltos nos bolsos de roupas ou em  bolsas  femininas. Tomando conhecimento dessa facilidade, os bandidos passaram a  carregar  máquinas de cartões e ao aproximá-las  dos locais onde, possivelmente, os cartões estejam.

Ao fazer essa manobra, conseguem  captar os cartões e simulam compras que ficam registradas e, fatalmente, as operadoras pagam os valores, mesmo sem conhecimento das vítimas. Como a operação pode parecer autêntica, dificilmente a pessoa lesada  terá condições de reaver os  valores perdidos e, por isso, há necessidade de muita atenção na condução dos  cartões.

Para o  superintendente Marcelo Salomão, do Procon Estadual, é necessário o máximo de atenção. ”Queremos Fazer  um alerta para o consumidor. Tenha muito cuidado com a nova tecnologia  NFC. Aquela que permite o pagamento com a simples aproximação do cartão à maquininha. Os bandidos já descobriram uma forma de roubar você. Quando  estiver com o cartão, não guarde no bolso da calça ou na mochila. Eles já estão aproximando a maquininha para roubar os seus créditos”.

Marcelo aconselha as pessoas a desabilitar  essa forma de pagamento terem muito cuidado quando forem às compras, principalmente nesta época em que se aproxima o fim de ano e  é normal o  aumento do movimento no comércio, sendo ainda maiores as oportunidades das pessoas serem  roubadas.  Entende ser necessário cuidado muito maior, para não cair no golpe.

*Com Assessoria