23 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

PROCON MS

Procon participa de Audiência Pública e exige melhorias no atendimento bancário

A- A+

Atendendo convite do vereador Kennedi Forgiarini, de Sidrolândia, o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, participou de Audiência Publica na tarde de terça-feira (22.09), na Câmara Municipal, ocasião em que foram discutidos problemas recorrentes no atendimento bancário daquele município. O encontro contou com presença de representantes dos bancos, autoridades locais e  consumidores.

A participação da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast se fez necessário de acordo com o vereador Kennedi, autor da proposta, devido aos abusos denunciados por clientes (consumidores), segundo os quais, mesmo com atuação de fiscais locais, as pessoas  que necessitam de atendimento, mesmo que por meio dos caixas  eletrônicos, se obrigam a voltar várias vezes ao local.

As pessoas que formalizaram  denúncias citam exemplo do Banco do Brasil que, por contar com apenas cinco funcionários, só um deles no atendimento presencial de caixas, permite a entrada de duas pessoas por vez, independentemente de quantas estejam aguardando na fila. Além disso, não há distribuição de senhas que possa garantir o atendimento e cabe ao vigilante “dispensar” quem estiver na fila, faltando poucos minutos para o término do expediente. O problema se agrava quando a pessoa se dirige ao auto atendimento. Segundo consta, dos dez caixas existentes, via de regra, só um funciona.

Como resultado da Audiência Pública, Marcelo Salomão se comprometeu a intervir junto à Superintendência estadual do Banco do Brasil sugerindo a criação de  correspondentes bancários do tipo Mais BB de forma a disponibilizar alternativas à população usuária dos serviços a não ter necessidade de se dirigir à agencia e assim desafogar os trabalhos. Ainda junto à instituição financeira, cobrou a instalação de acessibilidade, uma vez que pessoas com problema de mobilidade não conseguem atendimento no pavimento superior da agência.

O superintendente do Procon Estadual reivindicou junto ao vereador Kennedi que elabore um requerimento convocando as  grandes empresas pagadoras para um encontro no Legislativo Municipal, com presença do Procon Estadual, para que possa negociar a antecipação de liberação da folha de pagamento dos funcionários de maneira a não coincidir com as datas em que os funcionários públicos recebem. Assim será possível evitar aglomerações no início de  cada mês. Para o evento será convidado, também, representante do Ministério Publico Estadual.

A audiência pública contou com presença, entre outros, dos vereadores Kennedi propositor do encontro, Adilson de Brito, Vilma Felini, Valdecir Carnevalle e Carlos Tadeu do Carmo, além de representantes dos bancos Bradesco e do Brasil e  da  cooperativa Sicoob.

*Com Assessoria