16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Proposta

Proposta inclui tipo sanguíneo nos dados da carteira de identidade

Projeto vai seguir para as comissões da Assembleia, para depois ser votado pelos deputados em plenário

A- A+

A proposta do deputado Jamilson Name (PDT) quer incluir o tipo sanguíneo do cidadão entre os dados inseridos na carteira de identidade. A intenção é ajudar as pessoas que em um acidente que perder a consciência, os socorristas já terão esta informação disponível em um eventual tratamento.

O autor citou que esta previsão já conta em lei federal, que inclui a colocação do tipo sanguíneo e fator RH para serem impressos neste documento pessoal. Caso seja aprovado e se torne lei estadual, os interessados devem solicitar a inclusão destas informações.

Quem não quiser tais informações no documento, ficará a mensagem “não informado” na carteira de identidade. A proposta vai se torna lei assim que for publicada, mas o governo estadual terá um prazo de 180 dias para regulamentar sua implantação.

O objetivo é ajudar no socorro imediato das vítimas. “Transfusão de sangue com diferentes fatores Rh causam reações graves. Essa proposta agilizará o atendimento prestado por diversos profissionais da saúde”, disse o parlamentar.

Para o deputado tais informações diminuem o “risco de morte” dos pacientes. O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos parlamentares. Se for aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja(PSDB).