21 de outubro de 2020
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ARTIGO

Qual o momento certo para contratar uma agência de marketing digital?

Hoje, é muito comum encontrar agências inexperientes ou mal intencionadas que fazem promessas infundadas

Dúvidas são normais quando é preciso fazer um investimento a médio e longo prazo. Entendê-las a fundo, portanto, é a melhor maneira de fazer uma escolha correta. Quando pensamos na contratação de uma agência de marketing digital, o cenário não é diferente. Tratando-se de uma prestadora de serviços que definirá o rumo dos seus negócios nas mídias online, uma escolha equivocada pode frustrar suas expectativas e até prejudicar a sua marca. 

Hoje, é muito comum encontrar agências inexperientes ou mal intencionadas que fazem promessas infundadas. Obviamente, então, a melhor maneira de adquirir resultados para seu negócio é fugir delas. Entretanto você deve estar se perguntando: como identificar quais as melhores opções para sua empresa? 

No mercado, são muitas as opções, dessa forma é comum encontrar preços, serviços e abordagens diferentes. Em vista disso, nada melhor do que consultar especialistas que convivem com o cotidiano da publicidade online há algum tempo. E é exatamente isso que você encontrará aqui.

Neste artigo, entrevistamos o Rafael, um dos sócios da Camelo Digital. E, estando à frente de uma agência de marketing digital consolidada no mercado e acostumada a demandas e clientes variados, suas respostas poderão ajudar você a entender o momento e agência certa que deve ser contratada. Confira. 

P: Para começar, vamos a uma dúvida que assombra boa parte dos empreendedores. Onde direcionar seus investimentos: em uma agência de marketing digital ou uma equipe interna. Qual a melhor entre elas? 

R: A princípio, não existe opção melhor. Tanto uma agência de marketing digital quanto uma equipe interna podem cumprir suas metas de comunicação. Sendo assim, o que vai pesar na escolha entre um ou outro, é a realidade da empresa.

A equipe interna, logicamente, traz mais controle sobre o trabalho realizado. Só que a agência permite, por meio de uma mão de obra qualificada, delegar as atividades do setor de comunicação e concentrar os esforços em outras áreas do seu negócio. 

Enfim, ambas possuem suas vantagens. Contudo, quando não há capacidade financeira, nem tempo para contratar, treinar e gerir uma equipe, a agência passa a ser mais adequada.  

P: Vamos focar, então, naqueles que optam por contratar agências. Qual o estágio ideal do empreendimento, para que o cliente busque pela contratação de serviços de marketing digital?

R: Antes de responder essa pergunta, é importante conscientizar a importância do marketing. Todo empreendedor deve saber que a comunicação é fundamental em qualquer fase do seu negócio. 

Nesse cenário, contratar uma agência de marketing digital desde o princípio é o ideal. Tanto para o cliente, que vai ter um plano de comunicação bem estruturado desde o princípio, quanto para o prestador de serviço, que vai ajudar a desenvolver todo o material e identidade de comunicação do contratante. 

Só que essa não é a realidade da maioria. Seja por questões de orçamento ou de depreciação da publicidade, nós sabemos que muitos deixam os investimentos em comunicação em segundo plano. Sendo assim, o que pode mudar, de acordo com o estágio do empreendimento, são os serviços buscados. 

Enquanto uma marca em fase introdutória ao mercado precisa de validação e aumentar seu alcance, uma companhia que esteja em declínio pode precisar se repaginar. Por isso, a Camelo Digital, conhecendo o mercado em que atua, oferece diversos serviços que variam de acordo com sua necessidade, entre eles o rebranding. 

P: Agora considere que o cliente já está buscando no mercado por agências de marketing digital. Entre tantas opções, você tem algumas dicas para encontrar uma agência que se adeque ao perfil da empresa e, consequentemente, entregue resultados de acordo com a expectativa do empreendedor? 

R: Sem dúvidas, assim como qualquer investimento que você vá fazer em seu negócio, a escolha de uma agência exige tempo para buscar, analisar e finalmente decidir a melhor opção. 

Enquanto estiver procurando a agência de marketing digital ideal, você será bombardeado de várias propostas. Além disso, boa parte das vezes você vai encontrar soluções completamente diferentes. Por isso, o primeiro fator a ser considerado antes da contratação deve ser interno. 

Identificar as necessidades, objetivos e carências da empresa, irá filtrar e reduzir o número de agências potenciais. Uma vez feito isso, o cliente terá uma série de propostas parecidas para comparar. 

Nesse momento, é hora de analisar a agência, sua metodologia de trabalho, bem como seus cases de sucesso. Busque extrair o máximo de informação, encontre trabalhos anteriores e também pesquise a reputação para que não haja frustrações após assinar o contrato. 

P: Rafael, sabendo da rodagem da agência Camelo Digital e, portanto, da experiência com diversos nichos e clientes, o que você considera fundamental para manter um relacionamento saudável e de confiança entre a empresa e a agência? 

R: Não há como negar, o bom relacionamento é uma iniciativa que deve partir dos dois lados. Do cliente, pois ele deve se dedicar às pesquisas prévias para escolher uma agência que atenda suas expectativas. Mas, principalmente, do lado da agência. Afinal, ela é a prestadora de serviço especializada, responsável por desenvolver a comunicação da companhia. 

Com a experiência da Camelo Digital, podemos afirmar que o bom relacionamento passa muito pela transparência da agência. Além da dedicação para entregar bons resultados, também é necessário conscientizar os clientes que, muitas vezes, as vendas não são imediatas. Mostrar como o orçamento de marketing é distribuído, bem como entregar relatórios de desempenho é a melhor maneira tranquilizar o outro lado. 

P: Para finalizar nossa entrevista, gostaríamos que você deixasse uma dica para os empreendedores, principalmente para aqueles que estão contratando uma agência de marketing digital pela primeira vez. 

R: No mundo do marketing, para alavancar seu negócio, é preciso fazer as perguntas certas. A primeira e mais importante dica que dou a todos os empreendedores de todos os nichos é: conheça seu negócio. Saber quais são seus recursos, onde quer chegar e como fazer isso, vai tornar fácil a escolha de uma agência. 

Procure por uma agência que entenda suas expectativas e necessidades. Afinal, mais que uma prestadora de serviços você precisará de uma parceira especializada em comunicação digital. 

Na Camelo Digital, por exemplo, a fim de atender as mais diversas demandas do marketing online, por isso pensamos ambiente online em todas as suas vertentes.