29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Vírus

Rede de supermercados realiza campanha de vacinação contra a gripe

A- A+

A Rede Comper de Supermercados realiza neste sábado (30) mais uma campanha de vacinação contra a gripe provocada pelo vírus influenza. As vacinas serão aplicadas em idosos, gestantes puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) e crianças de seis meses a dois anos.

A vacinação acontecerá das 7h às 17h nas lojas Tamandaré, Brilhante, Hipercenter Jardim dos Estados, Bandeirantes, Parati, Euler de Azevedo, Rui Barbosa, Zahran e Ypê. Em cada uma delas haverá equipes de enfermeiros que aplicarão as vacinas.

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Os sintomas são febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como tosse seca, dor de garganta e coriza.

Geralmente, a infecção dura uma semana e com os sintomas persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.

Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A (H1N1) e A (H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).