25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Relógios terão de ser adiantados em uma hora a partir deste domingo

A- A+

Os sul-mato-grossenses ganharão uma hora a mais a partir deste domingo (18), quando entra em vigor o horário de verão.  À 0h (meia-noite) de sábado (17) para domingo (18), os os ponteiros dos relógios precisarão ser adiantados  em uma hora.

A alteração do horário permanecerá até dia 21 de fevereiro de 2016 para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

O governo federal estima que irá economizar cerca de R$ 7 bilhões com a adoção do horário de verão. O valor diz respeito aos investimentos que precisariam ser feitos no sistema elétrico caso a mudança de horário não fosse adotada. Neste caso, seria necessário atender a uma demanda adicional de 2,6 mil megawatts (MW) no período, segundo o Ministério de Minas e Energia. Com o horário de verão, a iluminação pública, por exemplo, é acionada mais tarde, deixando de coincidir com o horário de consumo da indústria e do comércio.

De acordo com o governo federal,  o horário de verão possibilita a ampliação do período de maior consumo, reduzindo o volume de carga de energia nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição num mesmo momento, o que reduz os riscos de apagões.