28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

SAÚDE

Santa Casa faz parceria com uma das maiores empresas de medicina diagnóstica do mundo

A inauguração do novo laboratórioa será nesta quarta-feira, às 09h00

A- A+

A maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina e quarta maior do mundo, DASA, por meio do laboratório Científica Lab, assumiu o serviço de Diagnóstico em Análises Clínicas da Santa Casa de Campo Grande.

A inauguração do novo laboratório da Santa Casa será nesta quarta-feira (23), às 09h00, com a presença de diretores da empresa e da Santa Casa.

A ABCG Santa Casa firmou contrato com a Científica Lab após estudo de viabilidade econômico-financeira de diversas propostas comerciais. Até a semana passada, o laboratório de análises clínicas era administrado e atuava com funcionários da Santa Casa. A partir de agora, com a terceirização, além da agilidade por conta da maior automação dos processos, a economia esperada gira em torno de 200 mil reais por mês.

O Serviço de coleta de material biológico continuará sob a responsabilidade da Santa Casa, repassando à empresa as etapas de realização de exames e de liberação dos resultados. Para os exames de urgência/emergência os resultados estarão disponíveis via internet em minutos até o prazo máximo de 2 horas, dependendo do tipo do exame. Já os exames não urgentes/emergentes, que correspondem a cerca de 15% do total, serão realizados no parque tecnológico da Científica Lab, em São Paulo.

EDivulgação 

Leandro Dizotti, superintendente de mercado público da Científica Lab, explicou que a compra de equipamentos direto da fábrica é um dos fatores que possibilitam a oferta de um serviço de diagnóstico mais ágil: “De toda tecnologia que a gente coloca, além do relacionamento que a gente tem diretamente com os fornecedores de insumos, que não tem nenhum intermediário no meio do caminho. Então a gente vai colocar aqui redundância de equipamentos. Se por ventura um equipamento pare, a gente terá outro já em funcionamento. Então isso vai trazer maior resolutividade, com menor tempo de entrega dos resultados dos exames, maior eficiência para o hospital”.

Divulgação

A empresa reformou as instalações do laboratório no hospital onde já estão em atividade os novos equipamentos, com tecnologia de última geração. A capacidade instalada é para realizar 130 mil exames/mês. Para o superintendente da Gestão Médico-hospitalar da Santa Casa, Dr Luiz Alberto Kanamura, a terceirização só foi possível devido à alta confiabilidade na entrega dos resultados. “Em primeiro lugar representa segurança. Segurança para os pacientes, para os profissionais que aqui trabalham, segurança de que esses exames vão ser realizados de forma acreditada, controlada, em tempo hábil e trazendo bastante benefícios aos nossos pacientes”, concluiu.

 

ASCOM Santa Casa de Campo Grande