MS Notícias

domingo, 05 de julho de 2020

Atendimento virtual

Secretaria de Fazenda amplia atendimento virtual

O acesso a ferramenta virtual evita filas e dá mais agilidade aos atendimentos

Por: Diana Gaúna02/06/2020 às 16:36
ComentarCompartilhar
Diante de uma nova realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus, o atendimento virtual se tornou uma ferramenta imprescindível. Pioneira em desenvolvimento de soluções tecnológicas no Brasil, a Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz-MS) disponibiliza uma série de serviços on-line, que agilizam a vida do contribuinte.
 
Com soluções céleres e de qualidade, desde a criação da ferramenta (outubro de 2016) já são 64 assuntos oferecidos por meio da ferramenta Fale Conosco.

Seguindo recomendações do Ministério da Saúde para diminuir o contágio do Covid-19, como reduzir o contato social, e pensando na proteção dos cidadãos e contribuintes sul-mato-grossenses, o Governo do Estado editou o decreto n° 15.391 que recomenda aos órgãos e entidades que priorizem o atendimento à população através de meio eletrônico ou telefônico.

Com o processo de modernização e desburocratização implementado no Estado, o atendimento virtual se tornou uma ferramenta imprescindível nas relações de solução quanto à legislação tributária para o contribuinte, permitindo que a população realize diversos serviços públicos através da internet, sem a necessidade de atendimento presencial.

Ampliação

O canal de relacionamento Fale Conosco vem ampliando o quadro de assuntos de acordo com a percepção da necessidade para atingir o maior número de contribuintes. Neste ano, novos serviços foram disponibilizados. Em janeiro de 2020 foi criado o assunto “Nota MS Premiada”, com objetivo de esclarecer as dúvidas dos contribuintes para possam solucionar suas demandas por mais este canal.

Em março de 2020 foi criado o assunto “coronavírus”. Em meio a um momento atípico da história mundial a administração estadual tomou iniciativas como a publicação de decretos como o que dispõe sobre o teletrabalho e suspensão de prazos, por exemplo, que refletiram mudanças na legislação tributária.

Demandas

Mantendo a liderança dos assuntos mais demandados no ano de 2019 aparece a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) com 3.412 solicitações. Seguida pela  Escrituração Fiscal Digital (EFD) com 2.811 e o tema “Outros” (os chamados assuntos residuais) com 2.311 incidentes.

Conforme o setor, os avanços na área de atendimento se devem ao Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado (Profisco II – MS), que vem atualizar o sistema de relacionamento com o contribuinte. Após mapeamento dos setores envolvidos para o produto 2.5 – Modelo de atendimento integral ao contribuinte implantado, será possível identificar os gargalos e otimizar o fluxo gerencial dessas demandas vislumbrando um atendimento de excelência.

Fale Conosco


O Fale Conosco é uma ferramenta virtual que evita filas e dá mais agilidade aos atendimentos da Sefaz. Para ter acesso é muito simples: basta entrar no site da Sefaz, clicar no tópico “Atendimentos” localizado na coluna na parte inferior da página, depois em “Acesso Fácil” e em seguida clicar em Fale Conosco. De forma bastante simples, o cidadão pode resolver inúmeros assuntos relacionados ao fisco sem precisar sequer sair de casa.
 
Deixe seu Comentário

TV MS

22 de junho de 2020
Pagamentos pelo WhatsApp já estão disponíveis no Brasil
Pagamentos pelo WhatsApp já estão disponíveis no Brasil

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma