29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Mamaço

Semana Mundial do Aleitamento Materno 2016 traz como tema, a sustentabilidade

A- A+

A sustentabilidade, na prática, trata principalmente de sobrevivência. Neste sentido, o aleitamento materno reforça, além do papel único da mãe e da importância do contexto familiar para o desenvolvimento social, também a valorização da amamentação como base para o crescimento humano. Neste sentido, a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2016, traz o tema: "Amamentação: Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável".

Por todo o mundo, grupos se mobilizam para reforçar o quão essencial é a amamentação e seu papel, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, entre eles, o fato de o aleitamento materno ser um alimento natural e barato para os bebês e as crianças de primeira infância. Além disso, é acessível para todos e não existe um custo para o orçamento familiar em oposição à alimentação artificial. O aleitamento materno contribui para a redução da pobreza.

Para levantar discussões e fortalecer o empoderamento feminino no que tange os direitos da mulher e os deveres do Estado em relação à amamentação, Campo Grande, também, entra na programação mundial, com exposição fotográfica, rodas de bate-papo sobre a importância dos grupos de apoio à gestantes, parturientes e famílias; cuidados na gestão; desafios e mitos da amamentação, além de palestra com a convidada especial, Lígia Moreiras Sena, autora do blog “A Cientista Que Virou Mãe”, que vai falar sobre:  “Amamentação, vínculo e empoderamento materno”.

A Hora do Mamaço

Em comemoração à SMAM (Semana Mundial do Aleitamento Materno Solidário), a AMS Brasil – Aleitamento Materno Solidário lança a 5ª edição da “Hora do Mamaço”, evento nacional que reúne mães e bebês em um grande movimento de amamentação pública e pacífica para a conscientização da sociedade do Ato de Amamentar.

Neste ano, a ação será oficializada por meio de um plantio de mudas, que representa a conscientização ambiental e o foco na amamentação como ato sustentável em consonância com a erradicação da fome, enfrentamento à pobreza, atenção à saúde e muitos outros aspectos sociais e econômicos.

Em Campo Grande - MS, o evento acontecerá no sábado, 06 de agosto, às 15h40, no estacionamento do Shopping Bosque dos Ipês, próximo ao Acesso C.

Programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno

04.08

14h30 - Abertura da I Mostra Fotográfica da Aldeia por Paula Cayres:  “É preciso uma aldeia inteira para AMAMENTAR uma criança”;

14h45 –  Sling e Mãe-Canguru: amor à flor da pele.  Com a Dra Evory Moraes Teixeira (AAMI);

15h00 – Desfile de Sling by Slingue & Celeiro Pedroca e Jujuba;

15h40 – Dança Materna com Filó de Souza;

16h15 – Roda de conversa: a influência dos grupos de apoio e dos grupos de mães no sucesso da amamentação;

Mediação: Grupos de apoio e grupos de mães das cidades de Campo Grande, Dourados e Sidrolândia.

 

05.08

15h30 – Bate-papo com Giselle Venciguerra (Unimed): Parto & Períneo: antes, durante e depois do parto;

16h00 – Aulão de Yoga para Gestantes com Giselle Moreira (Shanti Yoga Studio);

17h00 – Bate-papo com a Enfermeira Neonatologista Dra. Paula Serafin (HUFMS) e a conselheira em amamentação Natallie Hiratsuka: Amamentação -  nutrição física e afetiva, desafios e mitos;

17h45 – Lançamento do vídeo “Massagem  de Mohri Adaptada” (Comissão Estadual de Banco de Leite Humano de MS);

18h20 – Bate-papo com a odontóloga Msc. Daniele Dantas (Comfort Clinic): Pré-natal odontológico.

 

06.08

14h20 –Mulheres e Mães. A experiência de Mato Grosso do Sul – Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (NUDEM);

14h30 –Lígia Moreiras Sena, a Cientista Que Virou Mãe: Maternidade, Amamentação e Empoderamento;

15h40 – A Hora do Mamaço – Aleitamento Materno: Presente Saudável, Futuro Sustentável. Plantio de 100 mudas nos jardins do Shopping Bosque dos Ipês (acesso C).