20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Educação

Semed sedia reunião de monitoramento do Plano de Educação 2025

A- A+


Para tratar do novo Plano de Educação, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, realizou ontem (31), no auditório do Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho, a 1ª Reunião da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação 2015 – 2025.

A Comissão Municipal e Avaliação do Plano Municipal de Educação se reuniu para tratar das agendas de trabalho: estudos, pesquisas e decisões para que as 20 metas e as 433 estratégias definidas sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido pelo plano.

A reunião tratou do regimento interno onde irão começar os trabalhos dos GT’s (Grupos de Trabalho), que tem por finalidade avaliar as ações nas escolas, das áreas trabalhadas. “O plano de trabalho é dividido e, em cada divisão, temos que fazer a avaliação, saber o que foi atingido na tecnologia e o que não foi, o que faltou e aonde está a falha, se é nossa ou se está na escola; isso aplicado em todas as áreas”, informa Valesca Jovê - chefe da Divisão de Informações Gerenciais.

Para a diretora da Escola Municipal Danda Nunes, Lilian Brandão a reunião trará mais controle das ações. “A articulação de diversas instituições em prol de acompanhar e subsidiar estratégias que efetivem o proposto no Plano Municipal de Educação vai trazer a forma mais coesa e significativa, garantindo as metas previstas no mesmo”.

“Nós montamos o grupo para dar andamento ao plano pra poder realizar essa avaliação de monitoramento. Cada equipe vai começar a fazer a leitura do plano de trabalho; o que a educação infantil propôs no plano e o que ela atingiu, o que a educação básica, fundamental, o médio, todas as estruturas”, explica Valesca Jové, chefe da Divisão de Informações Gerenciais.

De acordo com Valesca, a discussão vai orientar alguns pontos onde todas as entidades terão que melhorar. “Vai ser observado o que esta faltando, onde é que temos que melhorar e como é que faremos pra fazer esses encaminhamentos”, menciona.

O evento contou com quase 70 pessoas representando varias entidades, como universidades públicas, Ministério Público, Câmara Municipal, Sindicato dos Professores (ACP), Fetems, Secretaria de Estado de Educação, Semed e outros profissionais ligados à área de educação. 

“A construção desse Plano foi uma ação conjunta que promoveu uma ampla análise e reflexão da situação educacional de nosso município, visando mudanças necessárias para a qualidade da educação em Campo Grande. Esse momento é um marco para a educação do município, pois estamos somando forças para garantir resultados de excelência na execução das metas previstas” frisou Leila Machado, secretária municipal de Educação.