18 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Geral

SES confirma dois óbitos no final de semana e média móvel fica entre as menores do ano

A- A+

A imunização dos sul-mato-grossenses que já ultrapassa 80% da população adulta vacinável com as duas doses, e 75,64% dos adolescentes com a primeira dose,  tem possibilitado a mudança do cenário da Covid no Estado com a redução de diversos indicadores da doença e consequentemente a retomada das atividades econômicas. 

Dados acumulados no período entre sexta-feira (15) e hoje (18) registraram dois óbitos em Mato Grosso do Sul. Sendo um deles em Campo Grande, e outro registrado em Terenos nos dias 13 e 15 de outubro. O campo-grandense tinha 84 anos e comorbidades. Já a mulher de 32 anos que residia em Terenos, não tinha nada relatado. 

A média móvel de vidas perdidas na pandemia está em 3,6. No comparativo das médias móveis registradas nos últimos 21 dias, esta é a terceira menor do período, que já apontou 3,3 no último dia 13, e 3,4 no dia 8 deste mês.

Com mais 253 casos confirmados neste início de semana, a média atualizada de novos infectados está em 124. Na evolução do gráfico que compara os casos dos últimos boletins, a tendência é de estabilidade. 

Outro indicador positivo é a redução de pacientes internados. Nesta segunda-feira são 72 pacientes, sendo 41 em leitos clínicos e 31 em leitos de UTI. Os leitos públicos detêm a maioria das internações. 

A taxa de ocupação de leitos por macrorregião se manteve abaixo de 50%. Dados atualizados mostram que em Campo Grande a taxa de ocupação global é de 38%, sendo 4% do total de leitos ocupados por pacientes confirmados de Covid. Em Dourados a taxa global é de 46%, sendo 8% Covid; Três Lagoas tem ocupação global de 32%, sendo 6% Covid; e Corumbá 47%, sendo 6% confirmados da doença.

Outro dado que chama atenção no boletim é o número de amostras em análise no Laboratório Central que conta com apenas 8 testes neste início de semana. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) atribui essa significativa redução de testes em análise, a distribuição dos testes de antígeno para os 79 municípios. O exame possui menor tempo de resultado e é recomendado para pacientes com sintomas da doença há menos de 7 dias. 

Embora as amostras em análise sejam baixas, 284 casos aguardam encerramento no sistema pelos municípios. 

"Duas questões são muito importantes: a utilização da máscara que é primordial além da vacinação, mas também o diagnóstico que é um dos grandes pilares que tivemos no controle da pandemia. Então se você tem sintomas que são sintomas gripais, é claro que temos vários vírus, de síndromes respiratórias, mas você deve ir até uma unidade de saúde e fazer o exame. Em todos os municípios existem unidades que têm o exame para detectar, o teste de antígeno que é para descartar ou não a presença da doença coronavírus", pontuou a secretária adjunta da SES, Crhistinne Maymone. 

Mesmo com diversos indicadores positivos, a taxa de contágio merece atenção pois vem registrando pequena e gradativa elevação nos últimos dias. A taxa que chegou a 0.79 no dia 24 de setembro,  permaneceu por diversos dias em 0.81, e hoje está em 0.85. 

"A taxa de contágio é nosso termômetro. Abaixo de 1 consideramos a doença controlada. Porém com essa pequena elevação, já começamos a acender nosso alerta amarelo", destacou o diretor de saúde e assessor técnico da SES, Coronel Marcello Fraiha.

Confira aqui o detalhamento do boletim Covid desta terça-feira, 18 de outubro. 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Edemir Rodrigues

Fonte: Governo MS