20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

SES | COVID-19

Municípios que atingirem alto índice de vacinação ganharão incentivo financeiro

Pela Secretaria de Estado de Saúde, R$ 2 milhões serão usados para repassar gratificações às unidades municipais até dezembro

A- A+

Ainda ontem (1º.jun.2021), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou uma Resolução que estabelece incentivo financeiro aos municípios que aplicarem as doses recebidas, visando fortalecer as ações de vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende explica que a intenção é premiar os municípios que mostrarem um bom desempenho em suas respectivas vacinações. "Queremos incentivar os municípios a aplicar as doses recebidas. Mato Grosso do Sul é o Estado que mais vacina no País, mas queremos continuar avançando e aumentar o ritmo da imunização", afirmou.

Informações do Governo do Estado apontam que serão R$ 2 milhões disponbilizados pela Secretaria de Estado de Saúde, para serem distribuídos aos municípios como forma de incentivo. Ainda, será usado como base o senso de 2020 realizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para estimar a população de cada município e, assim, distribuir o recurso de forma proporcional. 

Os repasses acontecerão até o final do ano e, com isso, esse valor total previsto por município será dividido em seis parcelas, referente a quantidade de meses que serão efetuados as recompesas (julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro).

Aquele município que apresentar um percentual entre 90% a 94,99% de doses aplicadas, em relação ao que foi enviado, no próximo mês receberá 70% do valor previsto de repasse. Por fim, localidades que indicarem seu percentual acima de 95% de doses aplicadas receberão 100% do incentivo. 

** (Com informações Governo MS)