18 de março de 2024
Campo Grande 29ºC

SES retoma testagem da Covid em Drive-Trhus neste sábado, com agendamento online

A- A+

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, inicia neste sábado (15), os Drive-Thrus de testagem em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande as 600 vagas oferecidas nesta sexta-feira (14), para o primeiro dia de atendimento, se esgotaram após três horas da abertura do serviço. Os drives serão abertos nos municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a abertura dos drives de testagem retorna no momento estratégico em que o Estado registra aumento de casos. "Abriremos a partir deste sábado (15), os Drive-Thrus de Campo Grande, em parceria com a Cassems, e nos municípios de Dourados e Três Lagoas, e reforçaremos a estrutura montada em Corumbá. É muito importante para que possamos conter o avanço da Covid em Mato Grosso do Sul".

Resende ainda explica: "Você que está assintomático, que teve contato com pessoa sintomática e positivada para a Covid-19, agende o seu teste pelo site da Secretataria de Estado de Saúde, marque o seu horário e vá até a um Drive-Thru de sua cidade. O teste é de fundamental importância para que todos nós possamos conter o avanço da doença".

O agendamento para testagem no domingo (16), já estão abertos.

Agendamento

O agendamento dos testes será feito exclusivamente de forma online através do endereço eletrônico https://www.saude.ms.gov.br/teste-covid19/. O agendamento é de caráter auto declaratório. Os exames poderão ser feitos por pessoas acima de 12 anos sintomáticas, assintomáticas que tiveram contato com casos confirmados de Covid ou com casos suspeitos. Também poderão agendar testes as pessoas que estão com viagem marcada para o exterior.

O funcionamento das unidades será das 8h às 18h. Nos Drive-Thrus serão realizados somente testes rápidos de antígeno para Covid. Poderão fazer exames nos Drive-Thru somente veículos automotores de quatro rodas. Não serão aceitas pessoas a pé, de motocicleta ou bicicleta.

Os exames ficarão prontos no mesmo dia. O resultado poderá ser acessado através de e-mail, mensagem SMS ou diretamente no site da SES/MS.

Em parceria entre a SES/MS e Cassems, em Campo Grande, será montado o Drive-Thru no estacionamento da sede da Cassems, na Rua Antônio Maria Coelho, 6065. Serão ofertados 600 testes por dia.

Em Dourados, o Dribe-Thru será reativado no quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas, 1167. Serão ofertados 100 testes diariamente.

Em Três Lagoas, o Drive-Thru volta a funcionar no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Fillinto Muller, 3.300, no Jardim Morumbi. Serão ofertados 50 testes diários.

Rodson Lima, SES

Foto: Saul Schramm/Arquivo

Fonte: Governo MS