25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Técnicas de prevenção

Sesi capacita trabalhadores da construção civil sobre trabalho em altura

A- A+

Com intuito de prevenir quedas em acidentes de trabalho que afeta indústrias e trabalhadores da construção civil, o Sesi de Campo Grande está desenvolvendo o treinamento e capacitação em NR 35 (Norma Regulamentadora nº 35), que orienta a respeito das atividades produtivas realizadas na altura. Nesta sexta-feira (03/06), o instrutor do Sesi, Fábio Gomes Evangelista, realizou, no canteiro de obras do Aquário do Pantanal, em Campo Grande (MS), o treinamento com 28 colaboradores da Egelte.

Fábio Gomes Evangelista falou sobre análise de risco, conduta em situações de emergência e técnicas de primeiros socorros, além do procedimento com vítimas conscientes ou inconscientes usando técnicas e medidas preventivas para salvar uma vida, bem como o uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). “Um dos pontos principais do treinamento é que o trabalhador fica habilitado para garantir a segurança e saúde de envolvidos direta e indiretamente com as atividades desempenhadas em altura”, afirmou.

O técnico de segurança do trabalho da Egelte, Ademir Fagner Simões, disse que o treinamento ajuda os funcionários a compreende melhor a necessidade de utilizar os equipamentos de proteção individual e coletiva. “O tema é tratado de forma direta e vai prepará-los para as atividades que vão acontecer em lugares altos dentro do canteiro de obras. Eles tiveram bastante interação e acredito que gera pontos positivos, além de mais segurança na obra agora que também já sabem como agir caso ocorra algum incidente”, relatou.

O pedreiro Adair Rodrigues da Silva, 35 anos, disse já participou de cursos na área, mas a reciclagem é importante. “A gente sempre esquece, então é bom relembrar. Aprendi como proceder com o companheiro nos casos de acidentes”, falou. Já o pedreiro Genivaldo Santos Garcia, 30 anos, também aprovou a iniciativa. “É a primeira vez que eu faço esse tipo de treinamento, sempre trabalhei com construção civil, mas aqui estou há dois meses, então é fundamental participar, porque a segurança está em primeiro lugar”, disse.