29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

SAÚDE

Sinais de que a sua dor muscular pode ser um problema sério

A dor deve desaparecer após alguns dias, ou com uma a duas semanas no máximo

A- A+

Foram os pesos que levantou na academia? Ou pode ser algo mais sério?

Quando realiza atividades com uma exigência acima do habitual, o ácido lático, uma substância química que causa dor, é produzido. Geralmente, esta substância dissipa-se em cerca de uma hora, mas a dor muscular pode durar um ou dois dias.

A dor muscular é normal se conseguir identificar o motivo da dor e se ela se dissipar com o tempo. Segundo a Healthy, a dor deve desaparecer após alguns dias, ou com uma a duas semanas no máximo.

Pode ser fibromialgia

A fibromialgia é uma condição reumatológica que causa dor e sensibilidade em todo o corpo, além de fadiga e problemas de sono. A fibromialgia causa padrões de dor muito específicos, incluindo em ambos os lados do corpo e acima e abaixo da cintura.

Pode ser artrite

A artrite afeta as articulações, mas também pode senti-la nos músculos. A função dos músculos é contrair ou relaxar. Quando há dor num local, os músculos contraem-se automaticamente como uma medida de proteção.

Pode estar gripado

Se estiver com gripe, pode ter febre repentina, dores nos músculos, calafrios e suores, dor de cabeça, fadiga, congestão e dor de garganta.