19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

TEXAS (EUA)

Sob frio extremo, família ascende lareira e vai dormir; avó e 3 netos morrem em incêndio

Apenas a mãe das crianças sobreviveu a incêndio ocorrido no dia

A- A+

Loan Le, morava em Sugar Land, no subúrbio da cidade de Houston, no Texas (EUA), quando na segunda-feira (15.fev), ela foi obrigada a ir para a casa de sua filha a cerca de oito quilômetros de distância, após sua casa ficar sem energia. 

Jackie Pham Nguyen (filha de Le) e Olivia, de 11 anos, Edison, de 8 anos, e Colette, de 5 anos (netos de Le), ainda tinham luz em casa e estavam felizes por ter mais tempo com sua Ba Ngoai, que significa avó materna em vietnamita (eram refugiados). 

O pai das crianças, Nathan Nguyen, é separado de Jackie e mora em outra casa em Sugar Land.

Em meio a um amplo e incomum congelamento no estado que colocou muitas famílias como a dos Nguyens em modo de sobrevivência. A redes de energia foram cortadas em centenas de residência, na noite em que Le chegou à casa da filha, a energia também foi cortada lá. 

Algumas horas depois que a energia acabou a família acendeu a lareira e jogou jogos de tabuleiro e cartas. As crianças tentaram ensinar à avó alguns jogos de cartas e a família se deitou por volta das 21h30. "Coloquei meus filhos na cama e, depois, a próxima coisa que sei é que vim parar no hospital", disse Nguyen à CNN. "Poucas horas depois, os bombeiros e a polícia chegaram e disseram que ninguém mais havia sobrevivido."

Nguyen disse que apenas se recordava de gritar pelos filhos e acordar no hospital. A mulher teve que ser agarrada pelos bombeiros para não entrar na casa em chamas. Os seus três filhos de 11, oito e cinco anos morreram, bem como a sua mãe.

Doug Adolph, um porta-voz da cidade de Sugar Land, disse à CNN que foi necessária mais de uma hora para terem o fogo totalmente controlado. "Não podemos dizer com certeza qual foi a causa do incêndio", explicou ele, e "é possível que a investigação nunca identifique uma causa exata”, apontou. 

Apesar de Nguyen ter sofrido queimaduras nas mãos, diz que a perda dos seus filhos e da sua mãe é imensurável. "Meu coração está destruído", disse ela, fazendo uma pausa, para se controlar. "Eu nunca vou ser a mesma."

Recorde-se que a região do Texas está há três semanas em alerta meteorológico devido a uma histórica vaga de frio glacial naquele estado e estados vizinhos do centro-sul norte-americano. Os alertas, contudo, foram insuficientes para evitar uma calamidade pública que devastou a rede elétrica e fez dezenas de mortos.

*Com CNN.