29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Setembro Amarelo

Suicídio entre médicos é debatido no último dia do II ENCM 2016

A- A+

Com 12 mil casos por ano no Brasil o suicídio tornou-se um tema que precisa ser amplamente debatido e para contribuir com o assunto o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS) convidou o psiquiatra Juberty Antônio de Souza para um debate que aconteceu nesta sexta-feira (17), durante o II Encontro Nacional de Conselheiros Médicos 2016, promovido em Campo Grande pelo Conselho Federal de Medicina e CRM/MS.

Juberty que é psiquiatra, conselheiro do CRM/MS e membro da câmara técnica de psiquiatria do Conselho Federal de Medicina explicou que diversos estudos apontam que médicos têm maior vulnerabilidade em relação a outras profissões, e frizou: “trabalhamos em condições precárias, com a pressão de salvar a vida do paciente muitas vezes sem a infraestrutura necessária e essa sensação de impotência acaba por levar muitos colegas a depressão, que é uma das principais causas de suicídio”.

Além disso, o psiquiatra ressaltou que é muito comum o médico querer se autotratar, automedicar e não aceitar tratamentos longos, e afirmou: “precisamos estar bem para cuidar de alguém, devemos nos atentar AOS sintomas que indicam potenciais suicídios, tanto em nós quantos em nossos colegas, os estudos mostram que 40 a 50% das pessoas que se suicidam já tentaram antes, precisamos prevenir”.

A mesa redonda foi enriquecida com a participação dos conselheiros federais, Salomão Rodriguês Filho, Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, dos membros da câmara técnica de psiquiatria do CFM, José Raimundo da S. Lippi, Leonardo Sergio Luiz, além da esclarecedora palestra da doutora em medicina Alexandrina Meleiro.

Para a presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS), Rosana Leite de Melo, o II ENCM 2016, realizado nos dias 14, 15, 16 de setembro em Mato Grosso do Sul, levantou importantes reflexões para os conselheiros de todo país. “O CRM/MS sente uma satisfação muito grande ao término deste encontro, os três temas norteadores foram a regulação da medicina, ontem debatemos sobre a corrupção e hoje magnificamente apresentada essa mesa sobre o suicídio, temas de extrema importância e que com certeza enriqueceu o conhecimento de cada um dos participantes .”