19 de abril de 2021
Campo Grande 31º 20º

Teste Nuclear

sul-coreano diz que varrerá cidade do Norte do mapa se houver ataque

A Coreia do Norte está pronta para iniciar outro teste nuclear a qualquer momento, segundo o Ministério da Defesa sul-coreano, citado pela rede Al Jazeera. O regime comandado pelo ditador Kim Jong-Un havia feito seu teste mais potente na semana passada.

Kim Jong-Un “já está pronto para um teste nuclear adicional na área de Punggye-Ri”, afirmou a jornalistas o porta-voz da pasta da Defesa, Moon Sang-Gyun. “A Coreia do Norte possui um túnel onde pode realizar os testes nucleares”, conclui.

O correspondente da Al Jazeera em Seul, Harry Fawcett, afirma ser imprecedente que a Coreia do Norte realize dois testes neste ano. “Há algumas datas significantes chegando: o 10º aniversário do primeiro teste, em outubro; e o quinto aniversário de morte de Kim Jong-Il em dezembro”, diz à rede catariana.

Fawcett declara que o regime norte-coreano “está realizando uma aceleração real de seus mísseis e programas nucleares, sob a liderança de Kim Jong-Un”, e que a avaliação é levada em conta pelas autoridades da Coreia do Sul.

No último domingo (11), o Ministério da Defesa sul-coreano afirmou que “varrerá Pyongyang do mapa” caso haja um ataque por parte do Norte. "Cada bairro de Pyongyang, especialmente aqueles onde se localiza a liderança norte-coreana, será completamente destruído por mísseis balísticos e munições incendiárias, logo que a Coreia do Norte mostre o menor sinal de uso de armas nucleares”, disse um porta-voz citado pela agência Yonhap.