28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Comunicação

TCE-MS participa de lançamento da TV Cidadã

A- A+

A TV Cidadã é uma iniciativa pioneira do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, que nasceu de um instantes das negociações entre o Senado e o Tribunal de Contas de Alagoas, através do conselheiro Cícero Amélio, quando presidente do TCE/AL, e a continuidade do projeto com o atual presidente Otávio Lessa.

TV Cidadã

Em um mesmo canal (35) existem quatro opções, permitindo multiprogramação, dividida em quatro faixas, cada uma com programação diferente: a primeira destinada à TV Senado (35.1); a segunda, à TV Cidadã (35.2); a terceira, à TV Câmara Federal (35.3); e a quarta (35.4), destinada, futuramente, à Educação à Distância.

Com a participação de parceiros institucionais, que gerarão seus próprios conteúdos, por meio de sistema de compartilhamento de programação, abordando os mais diversos assuntos, a TV Cidadã contará com uma gama de informações de várias instituições dirigidas à sociedade alagoana.

Assim, com parceiros como o Governo do Estado, Prefeitura de Maceió, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Câmara Municipal de Maceió e a Associação dos Municípios Alagoanos, a nossa TV Cidadã já nasceu grande, com a missão de tornar-se uma emissora voltada para a discussão de todos os problemas com a sociedade, em nível estadual.protocolo de intenções firmado com o Senado Federal, possibilitando a instalação de equipamentos para transmissão digital, aberta e gratuita.

A Emissora terá toda tecnologia digital e equipamentos de última geração, necessários para atender uma grade de programação 24 horas. Além do sinal de TV aberta, também contará com transmissão via satélite, para atender a todos os municípios alagoanos.

Essa inovação demonstra o compromisso dos Tribunais de Contas do País em levar informações que permitam à sociedade conhecer cada vez mais o trabalho realizado pelas Cortes na fiscalização do dinheiro público. E nesse sentido o TCE-MS tem sido uma referência. A atual gestão compartilhada implementou projetos e ações que ampliaram o alcance e as ferramentas de comunicação com o cidadão sul-mato-grossense e fortalecendo, ao mesmo tempo, os mecanismos que multiplicam a aprendizagem e a capacitação de servidores e gestores.  Entre os novos canais destaque para Radio Web com programação musical e notícias 24 horas por dia, a TV TCE que além das sessões e TELEJORNAL SEMANAL,  incluiu em sua grade transmissão ao vivo de eventos realizados no plenário da Corte de Contas, novo modelo de produção de aulas da EAD da Escola Superior de Controle Externo (ESCOEX) e  vídeos institucionais que já ultrapassaram um milhão de visualizações, por meio das redes sociais, uma marca recorde entre as Tribunais dos Estados e municípios brasileiros.

O dinamismo atingido pelo TCE-MS levou o presidente Waldir Neves a ser um dos convidados para a cerimônia de lançamento da TV Cidadã, realizada na noite da última sexta-feira (29/julho) na sede do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.

A solenidade contou com a presença do senador Renan Calheiros, presidente do Senado Federal, do governador de Alagoas, Renan Filho, do desembargador João Luiz Azevedo Lessa, presidente do Tribunal de Justiça, dos deputados federais Ronaldo Lessa, Rosinha da Adefal e Val Amélio, dos conselheiros Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque e Cícero Amélio, do presidente da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), Valdecir Pascoal, do vice-presidente do Instituto Rui Barbosa, Edilberto Carlos Pontes Lima e de várias autoridades e convidados. Representaram o TCE-MS no evento Henrique Xavier, chefe da Comunicação e Silvia Constantino apresentadora do TCE na TV.

O presidente do Tribunal de Contas, Otávio Lessa, considerou a data de inauguração da TV como histórica: “O dia de hoje ficará para sempre marcado na história desta Corte de Contas, uma vez que estamos inaugurando a nossa TV Cidadã, aberta e gratuita para todo o Estado de Alagoas. Nosso principal interesse ao entrarmos mais profundamente no mundo da Comunicação, será o de atingirmos o nosso público-alvo: os jurisdicionados, gestores, prefeitos, servidores do Estado de Alagoas que estarão conhecendo melhor o Tribunal de Contas, usufruindo gratuitamente de cursos e informações preciosas”.

O senador Renan Calheiros falou sobre a sua alegria em compartilhar da implantação da TV Cidadã, a primeira afiliada da TV Senado utilizando o sistema digital e aberta ao público. Relembrou os primeiros