25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Terra

Tensão toma conta de área ocupada por indígenas em Dourados

A- A+

O clima de tensão tomou conta no final da tarde desta segunda-feira (7) numa área de chácaras particulares às margens da Perimetral Norte, em Dourados. A região começou a ser ocupada desde o sábado (4) e já conta com aproximadamente 65 famílias indígenas instaladas nos locais.

De acordo com o site Dourados News, a intenção do grupo é ocupar boa parte da região, que fica próximo a Aldeia Bororó.

Por volta de 17h30, policiais militares foram acionados para se deslocarem até a área e contaram com o apoio de uma equipe da Polícia Federal.

O chamado foi feito pelos proprietários das chácaras. Segundo eles, os indígenas iniciaram a montagem de barracas em meio a gritos, assustando os moradores.

Conforme o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Silva, o clima tenso no local foi controlado, porém, como as áreas são particulares, é necessária determinação judicial para definir o posicionamento da PM.

"É uma área particular e é preciso a definição judicial para que possamos realizar qualquer ação. Estamos aqui para manter a ordem e a paz entre as duas partes, porém, não podemos trabalhar sozinho nessa questão indígena", contou o comandante.

 

Conforme o site, o comandante da Guarda Municipal (GM), João Vicente Chencareck e segundo ele, aparentemente, a "nova" ocupação é pelo mesmo grupo de indígenas que havia invadido propriedade particular em fevereiro.