19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

CULTURA ONLINE

Theatro Municipal SP apresenta hoje à noite Balé da Cidade no YouTube

No espetáculo inspirado no conto homônimo do escritor argentino Jorge Luis Borges os corpos são compreendidos como um livro em sua própria exclusividade

A- A+

Hoje, sexta-feira (29.maio), o Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, transmite mais um espetáculo em seu canal no YouTube. Após as óperas 'A Viúva Alegre e Rigoletto', é a vez de conferir 'A Biblioteca de Babel com o Balé da Cidade de São Paulo'. A transmissão começa às 20h e o conteúdo fica disponível para acesso posterior.

No espetáculo inspirado no conto homônimo do escritor argentino Jorge Luis Borges os corpos são compreendidos como um livro em sua própria exclusividade, um documento das nossas vidas e existência. A gravação é de uma apresentação da Temporada 2019 do Balé da Cidade, no palco do Municipal.

A ideia e o conceito do espetáculo são assinados pelo diretor artístico da companhia, Ismael Ivo, e pelo cenógrafo Marcel Kaskeline. Ivo também é o coreógrafo. Em uma das primeiras cenas, o público irá presenciar os bailarinos arquivados em uma prateleira como se fossem livros, isolados, ‘encaixotados’, cada um no seu mundo. Os princípios da comunicação, a evolução e o entendimento entre os homens são discutidos em cena.

Para essa coreografia, os 34 bailarinos do Balé da Cidade tiveram que estudar a teoria da Evolução da Espécie Humana, de Charles Darwin, e mergulhar no trabalho do fotógrafo Eadweard Muybridge, que se especializou em captar os movimentos de locomoção dos homens e dos animais.

Desde que o Theatro Municipal suspendeu a sua programação por conta da pandemia, os bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo, em especial, vêm mantendo sua rotina de ensaios e preparação, mas em suas casas. O atual momento, de restrição de convívio social, abre espaço para criação de performances espontâneas elaboradas pelos próprios bailarinos e estes conteúdos estão sendo publicados nas redes sociais do Theatro sob a hashtag ArteNaoPara.

Outra ação realizada pelo Balé da Cidade de São Paulo neste período contou com a parceria da São Paulo Companhia de Dança em ação digital inédita. De casa, os bailarinos criaram coreografias curtas e registaram em vídeo para a campanha "Corpus: Alma e Esperança". A série vem sendo transmitida na programação da TV Cultura e nas redes sociais das duas instituições.

+ MUNICIPAL ONLINE 

Enquanto o Theatro Municipal de São Paulo segue fechado por determinação da prefeitura para evitar a propagação do novo coronavírus, o território digital é o novo palco. Tem performances de câmara, cursos livres, gravações solo em versões reduzidas para piano, vídeos completos de espetáculos e lives com profissionais do Theatro. Tudo isso com acesso gratuito e irrestrito nas páginas do Theatro Municipal no Instagram, Facebook ou YouTube.

E o próximo episódio do Podcast Theatro Municipal vai ao ar neste sábado, 30 de maio. Na pauta da conversa com a apresentadora Ligiana Costa, o maestro Alessandro Sangiorgi, regente assistente da Orquestra Sinfônica Municipal, e o compositor Leonardo Martinelli falam da estreita relação entre culinária e ópera.

+ Theatro Municipal de São Paulo: theatromunicipal.org.br