MS Notícias

quinta, 16 de julho de 2020

ECONOMIA

Tilápia brasileira avança no mercado norte-americano

Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR) vê oportunidade de consolidação do produto em meio à guerra comercial com a China

Por: REDAÇÃO02/06/2020 às 11:23
ComentarCompartilhar
Foto: Reprodução/Divulgação

A tilápia é um dos peixes mais consumidos pelos norte-americanos e ganha cada vez mais espaço na mesa desse exigente consumidor. Segundo Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), está aí uma excelente oportunidade para o Brasil. “A tilápia caiu no gosto dos norte-americanos. Além disso, somente 5% da tilápia consumida nos EUA são produzidas no país, o restante é importada. No ano de 2018 as importações de tilápia pelos Estados Unidos foram de U$736 milhões. Neste cenário promissor, a guerra comercial entre China e Estados Unidos abre espaço para a entrada de produtos brasileiros: recentemente, a tilápia chinesa passou a ser taxada em 25%. Com isso, nossa competitividade deu um grande salto e temos condições de suprir parte cada vez mais significativa da demanda desse importante mercado”, explica Medeiros.

 A exportação de tilápia para os Estados Unidos está em expansão. Segundo dados da PEIXE BR/APEX, a venda de filé fresco de tilápia brasileira para aquele país cresceu 94% de janeiro a abril desse ano.

Outro ponto forte para o produto brasileiro é a sustentabilidade, atributo visto com bons olhos pelos consumidores. “Nossa cadeia de produção é sustentável, utilizamos boas práticas e segurança alimentar. Tudo isso influencia as decisões de compra, pois garantem mínimos impactos no ecossistema, além da segurança dos insumos utilizados no cultivo”, detalha o presidente da Peixe BR.

O interesse por alimentos cada vez mais saudáveis também dá visibilidade ao peixe brasileiro, que é natural, saboroso e de alta qualidade. “Além disso, nossa tilápia fresca frente à congelada representa uma oportunidade adicional”, completa Francisco Medeiros.

 A tilápia representa 57% da produção de peixes de cultivo no Brasil, que em 2019 foi de 758.006 toneladas. “Somos o 4º maior produtor da espécie no mundo, com condição de produção de peixes acima da demanda do mercado interno. Agora é o momento de mostrar a tecnologia e biosseguridade envolvida em toda a cadeia, oferecendo uma proteína de alto valor nutricional e sustentável para os mercados mais exigentes do mundo”, pontua o presidente da Peixe BR.

 

Deixe seu Comentário

TV MS

22 de junho de 2020
Pagamentos pelo WhatsApp já estão disponíveis no Brasil
Pagamentos pelo WhatsApp já estão disponíveis no Brasil

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma