16 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

NACIONAL

Três alunos desaparecem durante excursão escolar em Chapada dos Guimarães; um morreu

60 alunos foram ao passeio

A- A+

Três alunos desapareceram e um deles, Daniel Hiarle Arruda de Oliveira, de 14 anos, foi encontrado morto durante uma excursão da Escola Estadual Professor Welcio Mesquita de Oliveira, em Cuiabá, no Circuito das Cachoeiras, que fica no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, na segunda (6.dez.21).

Segundo a diretora da escola, cerca de 60 alunos foram ao passeio. No final do dia, durante a contagem no ônibus, foi notada a falta dos três adolescentes.

Dois deles foram encontrados na trilha. Os professores acionaram o Corpo de Bombeiros para achar o outro aluno, Daniel, que foi encontrado morto horas depois em cachoeira.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as buscas começaram por volta de 18h30 na Cachoeira da Prainha, que seria o último lugar onde os professores o viram.

Cinco bombeiros e um cão de busca participaram da operação, que durou aproximadamente 5 horas.

A equipe dos bombeiros mergulhou na cachoeira e localizou o corpo do adolescente, que estava a 3 metros de profundidade. As circunstâncias da morte ainda não foram divulgadas.

A Secretaria de Educação de Mato Grosso divulgou uma nota de pesar na qual informa que o passeio foi realizado seguindo os protocolos das aulas de campo e com autorização dos pais e responsáveis pelo aluno (veja a íntegra da nota ao final da reportagem). As atividades escolares foram suspensas e só serão retomadas na quinta-feira (9).

EXCURSÃO CANCELADA

O Corpo de Bombeiros acionou a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Polícia Civil e o Instituto Médico Legal (IML).

Esse foi o segundo passeio da escola este mês. Nesta terça-feira (7), uma outra turma realizaria a mesma excursão, que acabou sendo cancelada, segundo a diretora.

Uma perícia foi feita no local, entre meia-noite e 7h de hoje.

Em nota, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) afirmou que tomou todas as medidas necessárias para ajudar nas buscas por Daniel e que as cachoeiras foram fechadas nesta terça-feira (7) para a investigação do caso.

VEJA A NOTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NA ÍNTEGRA:

É com pesar que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recebe a notícia de falecimento do estudante Daniel Hiarlly Rodrigues de Arruda, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Welson Mesquita de Oliveira, durante aula de campo, em uma das cachoeiras do complexo Véu de Noiva, em Chapada dos Guimarães.

A Seduc reforça que as aulas de campo são realizadas de acordo com protocolos específicos, que foram seguidos pelos profissionais da escola e com autorização dos pais e responsáveis pelos alunos.

Além disso, a instituição informa que está prestando todo apoio e suporte à família, escola e comunidade escolar.

Em respeito à memória do estudante e aos familiares, ficam suspensas as atividades escolares no período entre 07 e 08 de dezembro, só retornando às atividades conforme calendário escolar, na quinta-feira (09.12).

VEJA A NOTA DO ICMBIO NA ÍNTEGRA:

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que o corpo do estudante Daniel Hiarlly Rodrigues de Arruda foi encontrado na noite dessa segunda-feira (6) no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Ao ser declarado desaparecido pelos professores e alunos que estavam em atividade de campo na unidade, o ICMBio organizou grupos de buscas com os servidores e acionou, imediatamente, o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso.

Todos os fatos foram comunicados às autoridades competentes, pelo Instituto, e, nesta terça-feira (7), as cachoeiras do parque seguem fechadas para as devidas investigações.

O ICMBio e toda a equipe do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães lamentam a morte do estudante Daniel. O Instituto segue à disposição da família e dos amigos para prestar todos os esclarecimentos necessários.