20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Vacinação de crianças indígenas contra Covid-19 atinge 31,8% em Mato Grosso do Sul

A- A+

Em duas semanas, 4.205 crianças indígenas sul-mato-grossenses já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, correspondendo 31,8% da população alvo, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a partir de nota oficial do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS).

As equipes de saúde indígena de Mato Grosso do Sul iniciaram a vacinação das crianças de 5 a 11 anos nas aldeias do Estado no dia 15 deste mês e a vacinação segue aberta nessas localidades em todo o Estado.

Em Mato Grosso do Sul, há cerca de 13.223 crianças indígenas aldeadas, aptas a receberem a vacina pediátrica contra a Covid-19. A população indígena em geral, incluindo as crianças, compõe o grupo prioritário a ser vacinado.

O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirma que a equipe do Governo do Estado tem feito das as articulações e ofertado todo o apoio necessário, para que Mato Grosso do Sul atinja a cobertura vacinal completa das crianças, dentre elas, as indígenas, como uma ferramenta para conter a pandemia do coronavírus no Estado.

Vacina pediátrica

Segundo Geraldo Resende, a cobertura vacinal de crianças de todo o Estado atingiu 10,02%, com 30.170 doses aplicadas, segundo o Painel Vacinômetro publicado pela Secretaria, às 15 horas desta sexta-feira (28).

"A vacinação para o grupo etário de 5 a 11 anos é de grande relevância em saúde pública porque atua na mitigação de formas graves e óbitos pela Covid-19 e colabora potencialmente na redução da transmissibilidade da doença, além de ser uma das mais importantes estratégias para o retorno e manutenção segura das atividades escolares presenciais", salienta Geraldo Resende.

Ricardo Minella/SES

Foto: Arquivo

Fonte: Governo MS