24 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

ESPAÇO | METEORO

Vídeo: câmera flagra grande meteoro caindo na terra

Pode ter caído em uma área arborizada conhecida como Finnemarka

A- A+

OSLO, NORUEGA – Um "grande meteoro" iluminou o sul da Noruega neste domingo, dia 25 de julho, e um grande estrondo foi ouvido, seguido de um clarão, que levou a crer que um meteoro tenha atingido a Terra, não distante de Oslo, capital do país. 

A câmera de Holmestrand registrou o momento em que uma bola de fogo cai do céu e explode em um flash brilhante, iluminando uma marina. A BBC informa que o meteoro se deslocou a 16,3 km por segundo.

Os primeiros relatos começaram a ser enviados a 1h da manhã, no horário local. O fenômeno chegou a ser visto a cerca de 393 km de Oslo, em Trondheim, cidade mais ao norte da Noruega.

A rede norueguesa Meteor afirma que os dados preliminares sugerem que ele pode ter caído em uma área arborizada conhecida como Finnemarka, 60km a oeste da capital.

Os vídeos e outros dados estão sendo utilizados para tentar definir locais de origem e destino do meteoro. "Isso foi uma loucura", disse Morten Bilet, da Meteor.

"O que tivemos na noite passada foi uma grande rocha viajando provavelmente entre Marte e Júpiter, que é nosso cinturão de asteróides. E quando isso acontece, cria um estrondo, luz e muita empolgação entre nós (especialistas) e talvez algum medo entre outros", disse Bilet.

FONTE: REUTERS.