20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

NACIONAL | CLIMA

Vídeos: tornado causa destruição e medo em estado brasileiro

Forte ventania durou alguns minutos, mas foi suficiente para derrubar árvores, destelhar casas e estabelecimentos comerciais

A- A+

Um tornado atingiu Porto Velho (RO) nesta quinta-feira (28.out.21). Vídeos que circulam pela internet mostram moradores em momentos de tensão. A ventania durou poucos minutos, mas bastou para que causasse muitos estragos, como revelam as imagens.

O Censipam, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia informou que o raro fenômeno atingiu a categoria F0 na Escala Fujita — que mede a intensidade dos tornados e vai de 0 a 5.

VEJA OS VÍDEOS 

Conforme explicado pelo Censipam, os tornados são medidos pela quantia de estrago que causam, e não pelo seu tamanho físico. O tamanho de um tornado indica a sua ferocidade.

O tornado é um tipo de ciclone, ou seja, redemoinhos atmosféricos que giram em torno de um centro de baixa pressão atmosférica.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja e amarelo sobre Rondônia. Há possibilidades de chuvas intensas, com raios, ventos fortes e alagamentos.