29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Sistema Penitenciário

Agepen reforça segurança em solário do presídio de Amambai

A- A+

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), está substituindo a grade do solário do Estabelecimento Penal de Amambai, com o objetivo de deixá-la mais alta e mais segura para o dia a dia da unidade prisional e evitar possíveis tentativas de fuga.

As melhorias estão sendo custeadas com apoio do Poder Judiciário, através do Conselho da Comunidade, com investimentos de R$ 7 mil; outros R$ 4 mil foram investidos com recursos próprios.

A obra foi iniciada em 11 de julho, com previsão de término até o próximo dia 30, e está sendo executada pela empresa Metalúrgica Tigre de Amambai, contando também com o trabalho de dois custodiados do local.

Na semana passada, a obra recebeu a inspeção da promotora Nara Mendes dos Santos Fernandes e do defensor público Marcelo Marinho, que atuam na execução penal em Amambai. A visita – que foi acompanhada pelo diretor do presídio, Alexandre Ferreira de Souza – teve como objetivo verificar o andamento das ações e como estão sendo investidos os recursos disponibilizados pelo Conselho da Comunidade.

De acordo com o diretor da unidade prisional, a substituição da grade faz parte de uma série de aperfeiçoamentos que vêm sendo realizados no presídio. Conforme o dirigente, recentemente foram construídas as coberturas do Setor de Trabalho, que servirão para acomodar matérias primas utilizadas no labor prisional.

O diretor aponta que melhorias também estão sendo efetuadas na unidade semiaberta, anexa ao presídio fechado, entre elas a instalação da cobertura na entrada. “Também estão previstas a construção da biblioteca anexa à escola do fechado e, no semiaberto, a construção da cobertura na entrada das celas e um alambrado separando as celas do portão principal”, informa.

Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a melhoria estrutural das unidades de Amambai integram o projeto de aperfeiçoamento do sistema prisional de Mato Grosso do Sul, visando à maior disciplina e segurança nos presídios do Estado.

Conforme Stropa, várias obras estão em andamento em diversas unidades do Estado, com ampliação de vagas, reforço na segurança entre outras ações. “E, a exemplo de Amambai, as parcerias têm sido fundamentais para isso, bem como o empenho dos servidores e direções dos presídios, que, mesmo com o pouco efetivo atual, não têm medido esforços para que as ações se concretizem”, finaliza.