24 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Brigada investe na formação de líderes para reforçar exército

A- A+

Com a proposta de formar líderes e não soldados, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, dá um passo importante no processo de filosofia de trabalho que a partir de agora vai potencializar as capacidades de cada recruta que entrar para o quadro de militar do Exército.

O anúncio foi feito ontem pelo general de Brigada Rui Matsuda, durante lançamento da viatura blindada "Guarani", veículo altamente equipado com sofisticado armamento equipamentos de segurança.

Na presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), do prefeito Murilo Zauith (PSB), lideranças militares e civis, o comandante informou que por meio do projeto Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteira) a população vai enxergar o Exército com uma perspectiva diferente, de polo de desenvolvimento tecnológico, de ações e de ideias, e que a 4ª Brigada assumiu o compromisso de aliar a era do conhecimento e inovação.

"Estaremos focado cada vez mais no valor da sociedade e na formação de líderes e não somente de soldados", afirmou em discurso Rui Matsuda.

De acordo com o comandante, o ingresso dos novos recrutas neste ano já está sendo realizado, não com todos eles, nos moldes no novo sistema de filosofia. "Conversando com a sociedade, empresários e professores de universidades nos deparamos com a falta de lideranças na cidade. O Exército, aproveitando essa esperteza de formar militares, vai direcionar o esforço para formar líderes que tenham capacidade de usar tudo o que aprender na Brigada para ser repassado à sociedade, lá fora", explicou.

O sistema de alistamento no Exército continuará o mesmo, com 18 anos, com diferencial que a partir do ano que vem irá aumentar em 50% o efetivo dos soldados que vão permanecer por 8 anos na Brigada. Os demais serão dispensados após um ano de serviço militar. Durante esses 8 anos o militar terá formação de capacitação de valores, de comando, empreendedorismo.

"Vamos inclusive fazer parceria com o Sistema S", disse o general, garantindo que a formação será totalmente técnica. Os detalhes da forma filosofia de trabalho serão apresentados mês que vem. Atualmente ingressam por ano na Brigada 1,5 mil soldados e a partir de 2016 serão 2,3 mil. Tecnologia

A 4ª Brigada recebeu ontem três viaturas blindadas "Guarani", veículos com transporte de pessoal 6x6, como parte do programa de modernização do Exército. Vários outros veículos, além de equipamentos de ponta de comunicação vem sendo entregues há mais de um ano.

O Guarani é uma viatura equiparada às mais modernas existentes no mundo e incorpora as seguintes inovações tecnológicas: baixa assinatura térmica e de radar; proteção blindada para munição perfurante incendiária e minas anticarro; aviso de detecção por laser; capacidade de navegação por GPS ou inercial; sistema de Gerenciamento de Campo de Batalha; sistema de Consciência Situacional; torre automática com canhão 30mm; visão noturna; e reparo automatizado para metralhadora .50 ou 7,62mm.

Para Reinaldo Azambuja, com o Sisfron os organismos de segurança serão integrados para dar apoio a toda região de fronteira. "Em fase de estudo e implantação, quando finalizado dará segurança maior, principalmente porque fazemos divisa com Bolívia e Paraguai", finaliza.