28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

APOIO | DEPUTADO ESTADUAL

Câmara (MDB) apoia empresários de Bonito em prorrogação de carência do Pronampe

Presidente do IDB culpou decretos de restrição pelo mal desempenho econômico de pequenos e micro empresários durante a pandemia

A- A+

Renato Câmara, deputado estadual pelo MDB, fez uma indicação hoje (24.jun.2021) pedindo a prorrogação da carência do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O parlamentar, em sua solicitação, pediu que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul encaminhe o pedido ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, ao Ministro de Estado de Economia, Paulo Guedes e à Senadora Federal, Simone Tebet (MDB).

Segundo a assessoria de Câmara, a ação veio depois do pedido de Augusto Mariano, que preside o Instituto de Desenvolvimento Bonito. O IDB fez a sugestão de que a carência do Programa seja prorrogada até o fim da pandemia, ou até que 70% da população seja vacinada.

Em seu discurso, Renato Câmara ressaltou que a pandemia ainda não acabou, entretanto, ainda ontem (23.jun.2021) o parlamentar apresentou o projeto de Lei que pede que a prática da atividade de ecoturismo - muito presente em Bonito - seja classificada como essencial. Em sua justificativa disse que  os atrativos de MS têm mais infraestrutura para manter distanciamento e protocolos de biossegurança do que as unidades de conservação.  

Na ação de hoje a justificativa foi apoiar os associados do IDB que, segundo o parlamentar, têm encontrado dificuldades para pagar as parcelas do Pronampe, tanto as que já estão vencidas quanto as que irão vencer.

Em pronunciamento, o presidente do IDB saiu em defesa dos associados e culpou os decretos de restrição que são estabelecidos para frear a propagação e nível de contágio do novo coronavírus, pelo mal desempenho econômico de pequenos e micro empresários durante a pandemia

"O movimento na cidade de Bonito e em toda região ainda está fraco, principalmente em razão aos decretos estaduais que sofrem mudanças a todo momento e dificultam o planejamento dos nossos empresários. Não podemos esquecer que embora seja uma obra realizada pelo Instituto, o objetivo é beneficiar não só os nossos associados e sim todo trade turístico. Nós esperamos que o pedido do Renato Câmara seja atendido. Não podemos deixar de salientar que o Deputado tem sido um grande parceiro do turismo”, apontou Augusto Mariano

PRONAMPE

Sancionado pela Lei 14.161/2021, a linha de crédito do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) tem como objetivo continuar auxiliando os empreendedores que ainda sofrem com os impactos da pandemia.
O Turismo, setor que emprega milhares de pessoas e movimenta grande parte da economia de Mato Grosso do Sul, sofreu e continua sofrendo os impactos da Covid-19. 

Na justificativa do deputado os casos de contaminações ainda não reduziram e em diversos estados ainda têm sido causa de interrupção de muitas atividades, fato este, que traz aos pequenos e microempresários sérias dificuldades para iniciar o pagamento das parcelas do empréstimo realizado através do Pronampe.