29 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

Vacinação

Campanha contra Influenza deve imunizar 24 mil pessoas em Corumbá

A- A+

Os moradores de Corumbá já podem vacinar contra a Influenza. A campanha de vacinação começou ontem (04) no município, a prefeitura disponibilizou oito unidades para atendimentos. Já no sábado quando ocorre o dia D, 16 postos de saúde estarão prontos para atender a população. A ação é promovida em parceira com o Ministério da Saúde.

Este ano, a meta é imunizar 24.342 pessoas, sendo 9.729 idosos com 60 na os para cima; 8.255 crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos; 2.939 trabalhadores em saúde; 1.487 gestantes; 244 puérperas com até 45 dias após parto; 163 indígenas; 1.525 portadores de doenças crônicas não transmissíveis e em condições clínicas especiais, além de pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

As oito unidades de saúde que estão disponibilizando doses da vacina são: Padre Ernesto Sassida, no Dom Bosco; Ênio Cunha I, na Cervejaria; Ênio Cunha II, no Dom Bosco; Centro de Saúde da Ladeira; Fernando Moutinho, no Cristo Redentor; Kadwéus, no Guanã; Humberto Pereira, no Nossa Senhora de Fátima, e Paulo Maissato, na Nova Corumbá que está aberto no período das 18 às 21 horas.

Influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas.

A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação. A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis. (Com informações do site Corumbá Online)