25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Cido Pantanal mantém o favoritismo e é eleito presidente da Câmara de Nova Andradina

A- A+

O vereador Cido Pantanal (Solidariedade) foi eleito novo presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina durante sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (15). Com votação em aberto, ou seja, sendonecessário que cada vereador se dirigisse ao microfone e declarasse publicamente seu voto, Pantanal, que encabeçou a chapa denominada "Transparência de Verdade", manteve o favoritismo, e com oito votos a favor, venceu os candidatos Valter Yasunaka (PSDB), da chapa "Consolidando a Transparência" e Vicente Lichoti (PT), que representou a chapa "Inovar Com Participação Popular". Pantanal irá comandar a casa de leis durante o biênio 2015 a 2016. Desde o início da última semana, Cido já vinha demostrando favoritismo para ocupar o cargo, tendo como certo, o apoio de sete vereadores. Apenas Ricardo Lima (DEM) se dizia indeciso, sendo que, em seguida, também declarou apoio a Cido Pantanal. De acordo com alguns vereadores da base aliada ao prefeito Roberto Hashioka (PMDB), as bênçãos do atual chefe do Executivo Municipal foram fundamentais na pavimentação do caminho para vitória de Pantanal.   Acordo não cumprido   A surpresa da noite ficou por conta do rompimento dos dois vereadores do PT que, até então, estavam dispostos a apoiar o candidato tucano Valter Yasunaka. Em sua justificativa durante seu voto, o vereador Edson Tolotti (PT) afirmou que, a atitude que seu partido teve em lançar a chapa, se deu por conta de um suposto acordo, feito há cerca de dois anos, quando, para eleger a atual mesa diretora, teria ficado ajustado que o próximo presidente seria do Partido dos Trabalhadores, proposta esta que, segundo o edil, ao longo desses dois anos, veio se fragilizando, e não foi cumprida.

Solidários mesmo na derrota   Mesmo com a derrota, Anzai recebeu apoio expressivo de alguns membros do diretório do PSDB local, que, inclusive, se fizeram presentes na sessão. Ao final, os tucanos exibiram uma faixa com os seguintes dizeres "Valter Yasunaka '#tamojunto'. PSDB Autêntico - Nova Andradina-MS". O  "tamojunto" usados pelos tucanos, foi uma frase muito utilizada durante a última campanha vitoriosa do candidato a governador, Reinaldo Azambuja, do mesmo partido. Fala dos presidentes  A transparência foi o foco nos discursos de Nenão e Cido Pantanal. O presidente eleito agradeceu o apoio dos companheiros e se lembrou do bom trabalho que Nenão realizou ao longo dos dois últimos anos, porém, segundo o vereador, ainda há muito o que fazer. Cido prometeu que, através do portal da própria Câmara e das redes sociais, todas as ações e gastos da Casa de Leis poderão ser acompanhados por qualquer cidadão. Ao finalizar sua fala, Pantanal pediu apoio de todos os vereadores, uma vez que, nas palavras dele, as ações serão em benefício da população de Nova Andradina.
Por sua vez, Nenão prometeu contribuir com o novo presidente, mas sempre mantendo a postura adotada nos últimos anos, ou seja, fiscalizando e cobrando a transparência na aplicação e gastos dos recursos públicos. Após as eleições desta segunda-feira (15), a nova Mesa Diretora ficou formada com Cido Pantanal presidente, tendo como vice, Zé Bugre; primeiro secretário Marião da Saúde e segundo secretário Sandro Hoici. Essa é a formação da mesa que assume a direção da Câmara Municipal de Nova Andradina já a partir do dia 01 de janeiro de 2015. Nova News