29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Cratéra

Com investimento de R$ 6 milhões, governo resolve problema em Naviraí

A- A+

Definido pelo prefeito Léo Matos como “o maior problema de infraestrutura da história do município de Naviraí”, a cratera que dividia os conjuntos habitacionais Vila Alta e Jardim Paraíso IV já não existe mais. O ‘buracão’ foi tapado, o sistema de drenagem implantado e as casas que desmoronaram estão sendo reconstruídas. Ao todo foram investidos R$ 6 milhões pelo Governo do Estado. Nesta sexta-feira (12), o governador Reinaldo Azambuja assina a ordem de serviço para o asfalto, último passo para encerrar o problema.

“O Estado tem uma parceria importante com Navirai? e estamos aqui para, além de entregar o serviço da construção de galerias de águas pluviais que combateu a erosão, dar a ordem de serviço para fazer um asfalto de qualidade. As fortes chuvas castigaram muitas cidades do sul do estado. A reconstrução dessa erosão em oito meses mostra o empenho do Governo em ajudar a todos os sul-mato-grossenses”, afirmou o governador.

A obra foi executada em três etapas: primeiro foi feita a barreira de contenção, para que a erosão não se alastrasse com a chuva impossibilitando o andamento do serviço; em seguida foram colocados os tubos e por fim o aterramento total. O prefeito destacou a parceria do Governo para devolver aos cerca de 6 mil moradores da região melhores condições de vida.

Foto: Divulgação/Assessoria de Naviraí 

“Tenho ido ao local da obra praticamente todos os dias. Os moradores estão maravilhados e o apoio do Governo do Estado foi determinante, uma vez que sem ele nós demoraríamos pelo menos 10 anos para reconstruir. Onde havia a cratera é a avenida José Limeira. Tem comércio, igrejas, muito movimento de pessoas. Então a parceria foi fundamental para devolver a dignidade aos milhares de moradores”, frisou Léo Matos.

A erosão ocorreu durante as fortes chuvas que atingiram mais de 30 municípios em Mato Grosso do Sul em dezembro de 2015. Reinaldo, acompanhado do então ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, sobrevoou as áreas castigadas e registrou do alto, imagens que mostravam a que ponto havia chegado o buracão. A intempérie teve repercussão nacional e a cratera chegou a atingir 15 metros de profundidade. (Com assessoria).