19 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

INTERIOR

Pavimentação entre distritos de Coxim é realização de sonho antigo

A- A+

 

Para moradores de algumas localidades de Mato Grosso do Sul, até mesmo a chegada de asfalto representa uma mudança significativa. É o caso da obra na MS-223, de 9km que liga a BR-359 no distrito de Silviolândia ao distrito de São Ramão, na região de Coxim.

Quase na metade da execução, com 40% já concluído, essa obra contará ainda com drenagem e sinalização em toda extensão da pista.  “Quando falamos de uma obra como esta, precisamos ir além do asfalto, estamos falando de segurança e de oportunidades”, comentou o secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel.

Luiz Dionísio vive na região há mais de seis décadas e classifica a obra como "uma das melhores coisas que poderia acontecer".

"Aqui temos muito trânsito de caminhão, então essa estrada, agora pavimentada, dá mais segurança para escoar a pecuária que temos por aqui, além de acabar com a poeira que causa muito transtorno também”, comenta o idoso de 76 anos, morador do São Ramão, que é dono de uma pequena mercearia.

Fotos: (Adriana Queiroz)

Classificado como "realização de um sonho", Seu Luiz achou que era mentira quando soube da pavimentação. Ele conta ainda que precisa ir até Coxim cerca de 10 vezes por semana, inclusive transportando aqueles que não tem condução própria para chegar até a cidade.

“Esperei muito por esse asfalto. Me surpreendeu quando os engenheiros vieram e disseram que dentro de 15 dias iam dar início a obra. Achei que fosse até brincadeira, mas o nosso governador, Reinaldo Azambuja, tem potencial. Acompanho ele desde quando era deputado federal e hoje estamos recebendo os frutos dele como governador, que está deixando um legado muito bonito”, comentou.

 

Quem também celebra a conquista é Severino José Vicente, dizendo que a obra vai beneficiar não só os moradores da Região. “É um privilégio esse asfalto, pois só faltava nós morrermos na poeira. Essa obra é comemorada tanto pelos moradores daqui como pelos motoristas que usam a estrada todos os dias, pois acabam os buracos e dá mais segurança”, diz.

OUTRAS OBRAS

Em 2022 deve ficar pronta também a construção da sede do 5º Batalhão da Polícia Militar, que tem R$ 3,2 milhões como investimento. Segundo informações do Governo do Estado, esse novo prédio será moderno, com acessibilidade e estrutura para atender o efetivo, com alojamento, refeitório e anfiteatro.

Com isso, chega ao fim a despesa de 23 anos de aluguel do atual prédio que abriga a corporação.

Na região também está sendo revitalizado o Aeroporto de Coxim. Com recursos estaduais e federais, o investimento ultrapassa os R$ 3,5 milhões e contará com recapeamento da pista de pouso, da pista de táxi e do pátio de aeronaves. Com 65% de conclusão, a obra é o empreendimento mais avançado.

 

** (Com informações Governo MS)