29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

DECON, MAPA e IAGRO apreendem mais de 1,5 toneladas de produtos impróprios ao consumo no interior de

A- A+

Mais de 1,5 toneladas de produtos impróprios ao consumo humano foram apreendidos nos municípios de Terenos, Jaraguari, São Gabriel D’Oeste e Sidrolândia, durante uma operação realizada na semana passada, entre os dias 24 e 28 de fevereiro com o objetivo de coibir crimes contra as relações de consumo, trânsito e comércio irregulares de animais, produtos e subprodutos de origem animal clandestinos.

Realizada pela DECON (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) a operação contou com diversas barreiras volantes nas rodovias de acesso aos municípios, onde foram abordados mais de 1 mil veículos. Foram realizadas ainda fiscalizações nos comércios de cada uma das cidades.

Ao todo foram apreendidos 1 mil 285 quilos de carne e outros produtos de origem animal impróprios para o consumo humano, 9 frangos inteiros, 58 litros de leite “in natura”, 29,3 quilos de mel sem registro de inspeção sanitária e 343 peças de queijos sem informações de origem e que estavam sendo transportadas de forma irregular, totalizando assim mais de 1,5 toneladas de produtos, provenientes de abates clandestinos ou armazenados de forma irregular, sem condições higiênico-sanitárias adequadas.

Durante a ação também foi interditado o açougue de um supermercado do Centro de São Gabriel D’Oeste, onde linguiças eram fabricadas de forma irregular e clandestina, sendo tais produtos revendidos no local. Todos os proprietários dos estabelecimentos comerciais, onde foram encontradas irregularidades foram multados e autuados pelas Vigilâncias Sanitárias de cada município e pela IAGRO. Além de procedimento administrativo junto a IAGRO, os responsáveis podem ainda responder a inquérito policial, por crime contra as relações de consumo, com pena que varia de 2 a 5 anos de prisão. É importante destacar que o consumo de produtos considerados impróprios ao consumo humano, pode causar doenças, transtornos gástricos e até mesmo levar a morte. Perfil News