20 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Chuvas

Governo declara estado de emergência em área rural de Ponta Porã

A- A+

O Governo de Mato Grosso do Sul reconhece estado de emergência na zona rural do município de Ponta Porã, região que tem sido afetada por chuvas intensas desde o mês de janeiro. O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial. A Prefeitura já havia decretado estado de emergência do Município nesta quarta-feira (24). 

Segundo o decreto, as chuvas provocaram enxurradas, alagamentos e inundações em rios e córregos bem como destruição e danificação de estradas, pontes e tubulações, causando prejuízos públicos, que ultrapassaram a capacidade de resposta econômica do município.

A a área rural mais afetada foi o distrito de Itamaraty, que possui 57 mil hectares e tem sua economia baseada na agropecuária, atividade que depende principalmente das estradas para o escoamento e comercialização de produtos. Estima-se que 15 mil pessoas tenham sido afetadas.

Ainda de acordo com a publicação fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para a reconstrução do cenário. Também fica autorizada a convocação de voluntários para reforço das ações e a realização de campanhas  para arrecadação de recursos .