20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Tensão

Indígena é baleado em área de conflito em Dourados

A- A+

Um homem de 46 anos foi mantido refém como forma de represália após um indígena ser baleado em área de conflito entre a Aldeia Jaguapiru e propriedades rurais, em Dourados.  Segundo o site Dourados News, a vítima fazia trilha em uma bicicleta pelo local, quando o grupo de 60 pessoas o cercaram e impediram de prosseguir.

Os indígenas o pressionavam para gravar um vídeo relatando sobre o fato. A Força Tática foi acionada sobre a situação e deslocou até a região.  A negociação entre a polícia e os indígenas  durou cerca de 45 minutos até a liberação do ciclista.

Durante as conversas, os indígenas apresentaram Jonemar de Ramos Machado, 38, conhecido como ‘Pata’, morador na Aldeia Jaguapiru. Ele havia sido baleado com um tiro nas costas. Os próprios indígenas não souberam afirmar de quem partiu o disparo, se de produtores rurais da região quem vem sendo invadida ou em conflito entre os próprios índios.

Conflito 

O clima de tensão entre produtores rurais e indígenas vem tomado conta da região Norte. Após invasão, por parte de famílias de outras cidades, de áreas próximas à Perimetral e propriedades rurais, entre o município e Itaporã.

As lideranças da Aldeia Bororó chegaram registrar boletim de ocorrência na Polícia Federal e foram ouvidos sobre a situação que se encontra o local. A polícia não descartou novos conflitos entre os grupos.