24 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Indígenas bloqueiam mais uma BR em Mato Grosso do Sul

A- A+

A BR- 267,  no quilômetro 361, em Maracaju, município distante a 160 quilômetros de Campo Grande está interditada parcialmente, desde a 13h40  desta quarta-feira (11). De acordo com informações, o bloqueio reúne cerca de 50 pessoas, maioria crianças, da etnia guarani-kaiowá. A previsão é que o local seja liberado até as 16h30.

Os indígenas protestam contra a PEC 215 (Proposta de Emenda à Constituição)  que desobriga do governo federal a realizar demarcação de terras indígenas, transferindo o poder para o Congresso Nacional.

No início da manhã, indígenas bloquearam a BR 163 próximo a ponte do Rio Brilhante, impedindo passagem  de carros, apenas ambulâncias, bombeiros, e viaturas policiais puderam trafegar pelo local. A manifestação também foi em função da PEC-215.  Os manifestantes pedem o arquivamento da matéria.

Ainda no período da manhã, outro bloqueio ocorreu na Rodovia MS-156, que liga Dourados e Itaporã, na rotatória que acesso à reserva indígena. Carros e caminhões foram impedidos de passar pelo local. Como opção,  muitos motoristas seguiram para Maracaju e Sidrolândia.