28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

Conflito

Índios sofrem ataques a tiros após retomada de fazenda em Coronel Sapucaia

A- A+

Índios Guarani Kaiowá sofreram ataques a tiros nesta domingo (31) durante tentativa de retomada da sede da fazenda Madama em Coronel Sapucaia – distante 395 quilômetros de Campo Grande.

Segundo informações preliminares, os ataques aconteceram nos três acampamentos que compõem aldeia Kurusu Ambá. Há informações que dão conta de possível desaparecimento de uma adolescente da aldeia, que seria filha de um dos líderes da tribo, e que uma pessoa teria morrido dentro da fazenda, mas ainda não há confirmação oficial.

Conforme informações preliminares, os ataques aconteceram por volta das 10 horas de domingo (31). Os índios retomaram parte da fazenda no sábado (30). E proprietários e funcionários da fazenda teriam disparado tiros depois de estabelecer cordão de isolamento do local.

A equipe do MS Notícias entrou em contato regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Ponta Porã para conversar com responsável Elder Ribas, mas foi informada que ele está no fora da sede da Funai justamente na tentativa de obter mais informações sobre situação atual da fazenda Madama.