19 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

CULTURA | INTERIOR

Instituto RESSOARTE da cidade de Anastácio recebe nota máxima no edital do FIC 2022

A Família Ressoarte hoje lá em Anastácio está em festa por estar no topo dos projetos do edital do FIC 2022

A- A+

 

  O Fundo de Investimentos Culturais desde 2002 estimula a criação, a produção e difusão das manifestações artístico-culturais em todos os municípios sul-mato-grossenses. Instituído pela lei 2.366/2001 e reorganizado pela lei 2.645/2003, o FIC tem como princípio prestar apoio financeiro a projetos culturais da comunidade, fomentando o mercado artístico e diminuindo a distância do público com as mais diversas manifestações, tradições e valores da cultura.

Os editais promovem a democratização de acesso a recursos para as áreas da música, dança, teatro, artes plásticas, audiovisual, literatura, designer/moda, e festas populares. Os selecionados participam de programas e ações executados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul no decorrer do ano estimulando a valorização e difusão das manifestações artístico-culturais do Estado.

Divulgação Divulgação 

 O edital do FIC possui 3 fases de análise: jurídica, técnica e de mérito cultural, para este ano uma seleta banca de pareceristas contratados viachamada pública, muitos deles de outros estados da nação, tiveram a difícil tarefa de emitir o parecer final dos projetos a serem financiados pelo FIC MS em 2022.

 Nesta edição ocorreu um fato inusitado, um projeto do interior, da cidade de Anastácio, de autoria do Produtor Cultural Adriano Castro para o Instituto Ressoarte obteve a nota máxima de todos os projetos propostos: Nota 104.85.

 Trata-se do projeto NUFAC MS, Núcleo de Formação de Agentes Culturais, que ofertará cursos e oficinas ligados a economia da cultura e economia criativa; A primeira versão do NUFAC MS, o Instituto Ressoarteempreendeu com a parceria do Ministério da Cultura e Fundação Cultural Palmares no ano de 2014, hoje renova esse projeto com o apoio do FIC/MS e FCMS. 

 A Família Ressoarte hoje lá em Anastácio está em festa por estar no topo dos projetos do edital do FIC 2022.   

Divulgação 

           

Tags: Cultura, Interior, MS