24 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

INTERIOR | CULTURA

Instituto Ressoarte de Anastácio comemora o êxito no programa de enfrentamento a pandemia

O primeiro passo foi a criação de um grupo de comunicação em aplicativo de mensagem, contendo o contato dos alunos e seus respectivos responsáveis.

A- A+

 

O Instituto Ressoarte do município de Anastácio, com a chegada da pandemia da Covid-19, reuniu sua diretoria para idealizar um plano de enfrentamento à Covid-19, durante os anos de 2020 à 2022. Com as medidas sanitárias impostas pela legislação sanitária, o Instituto reorganizou seus procedimentos de gestão de modo a preservar a continuidade dos atendimentos à comunidade local, prestando-lhes assistência social e apoio às famílias, em especial às populações indígenas da etnia terena.

Instituto Ressoarte Instituto Ressoarte 


              O primeiro passo foi a criação de um grupo de comunicação em aplicativo de mensagem, contendo o contato dos alunos e seus respectivos responsáveis. Essa medida possibilitou o repasse de informações, mensagens de incentivo, diálogo com todos os beneficiários da organização, encaminhamentos para a rede sócio assistencial e de saúde.

     Uma parceria com a FUNAI – Fundação Nacional do Índio, possibilitou no ápice da pandemia em 2020 a doação de cestas básicas para as famílias dos alunos indígenas, como forma de promover asegurança alimentar, pois o isolamento deixou essas famílias com extremo risco de vulnerabilidade. 

              A equipe técnica da organizaçãoparticipou em 2020 de um extenso curso de formação para entidades do terceiro setorque promovem a educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes, com objetivo de aprimorar suas práticas e o alcance de resultados de qualidade. Esse percurso formativo foi idealizado pelo Programa Itaú Social UNICEF. Centenas de organizações de todo o país participaram, o qual viria a selecionar 85 (oitenta e cinco) projetos para receber apoio financeiro. No Mato Grosso do Sul apenas dois projetos foram selecionados, sendo o Ressoarte um deles.

Secretaria de saúde Aline Cauneto e de Assistência Social Cíntia Fagundes 


              A partir de julho de 2021 conforme a flexibilização dos decretos sanitários, a organização começou a receber novamente seus alunos de forma presencial, observando as medidas sanitárias recomendas, àexemplo do fornecimento de máscara eálcool em gel para todos os participantes. 

             Fruto dos esforços da equipe técnica e do apoio do Programa Itaú Social UNICEF, a organização obteve apoio junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – SEMAGRO para a reativação da Orquestra Indígena TekoArandu e demais atividades de apoio às populações indígenas da etnia terena de Anastácio e Aquidauana/MS.

              A criação de um grupo de acompanhamento local composto por alunos, pais, professores e representantes dos conselhos de direito, foi uma ação proposta pelo Programa Itaú Social UNICEF, esse grupo possui reunião presencial bimestral e proporciona o diálogo e a articulação com a comunidade local e também com o poder púbico, fortalecendo a rede de direitos local.

            Outro feito de relevância foi a aprovação no edital prêmio da “Artes Visuais – Interiores e Periferias” da Fundação Nacional das Artes – FUNARTE, cujo adinâmica é a realização de dois cursos de formação profissional, sendo um na área da economia criativa e o outro do turismo,agora para o mês de maio, fortalecendo o protagonismo e empreendedorismo pós-pandemia.

         No dia da Mulher 08 de Março de 2022 a Prefeitura Municipal de Anastácio através das Secretarias de Saúde e Assistência Social realizou uma ação denominada Prêmio Mulher que transforma, onde foi realizada uma pesquisa dentro de todas as regiões do município e área rural para eleger 30 mulheres que realmente transformam o território onde estão inseridas e a Diretora do Instituto Ressoarte Maria Cristina Pacheco, foi uma das premidas. 

No mês em que se comemora o dia dos povos indígenas, o Instituto Ressoarte realizou um ciclo de formação, sensibilização e promoção da cultura terena, que contou com a presença da Antropóloga Mayara Oliveira e do Sr. Edmilson George Presidente da Associação de Moradores Indígenas de Anastácio – AMIA, além da palestras aconteceu apresentações culturais de dança e pintura da iconografia Terena nos alunos. 

         Dessa forma o Ressoarte encerra um ciclo de compromisso com o território e comemora a chegada de novos tempos e novas atividades. 
 

Alunos Instituto Ressoarte