19 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Itaporã presta apoio à aldeia indígena de Dourados

A- A+

A pedido de lideranças comunitárias, a prefeitura do município de Itaporã promoveu na manhã desta quarta-feira um mutirão de limpeza na aldeia Bororó, reserva indígena de Dourados. Uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos limpou uma área que cerca a Escola Indígena Araporã, roçando o mato que já estava alto.

As vias não asfaltadas da aldeia também receberão manutenção. Segundo o líder indígena Carlos Antonio Duarte, mais conhecido como “Piririta”, a ajuda veio em boa hora. “Não é obrigação de Itaporã, mas mesmo assim a prefeitura nos estendeu a mão e deu essa ajuda que precisávamos. Há muito tempo estávamos acionando as autoridades douradenses, mas ninguém se manifestou”, disse Piririta, lembrando que durante a ação, a aldeia recebeu a visita de um caminhão pipa.

“Foi um grande favor o envio do caminhão pipa, já que estamos sofrendo com a falta de água. Na casa onde vivo, por exemplo, a água não chega há três dias. Ouvi relatos de outros indígenas que estão há muito mais tempo nesta situação. O Dia do Índio (comemorado em 19 de abril) está chegando, vemos muita gente falando em comemoração, mas poucos estão, de fato, dispostos a nos ajudar”, explicou.

Segundo Piririta, o apoio da prefeitura de Itaporã, embora tenha sido uma tarefa simples, simboliza o descaso que a comunidade sofre por parte de outros órgãos assistencialistas. De acordo com Guinovaldo Aguiar, secretário municipal de serviços urbanos de Itaporã, outras ações estão programadas. “Nos próximos dias pretendemos cascalhar as vias da aldeia, melhorando um pouco o tráfego para quem vive na região”, disse.

Dourados Agora