05 de dezembro de 2021
Campo Grande 33º 23º

CLIMA | MS

Maracaju: alerta para chuvas intensas e ventos de até 100Km/h

Neste final de semana, podem ocorrer tempestades acompanhadas com raios, rajadas de vento e até queda de granizo em MS

A- A+

A Prefeitura de Maracaju emitiu nesta sexta (22.out.21) um novo Alerta de chuvas intensas, a previsão para os próximos dias indica probabilidade de tempo severo para o final de semana no estado do Mato Grosso do Sul.

Durante o dia de sexta-feira (22.out.21) o tempo ainda segue firme em grande parte do estado. Entre a noite/madrugada de sexta-feira e domingo (24.out.21), há probabilidade de chuvas com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento (50-100Km/h) devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai (baixa do Chaco), aliado ao avanço um sistema frontal e a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em superfície e médios níveis e ao transporte de umidade e calor.

Destaque entre sábado à tarde/noite (23.out) e domingo (24.out) há probabilidade para chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento (entre 50-100Km/h) e eventual queda de granizo, com acumulados de chuvas mais significativos e tempestades em todo o estado.

A administração pública do município deu algumas orientações a população. Veja uma abaixo a lista com 8 orientações a serem seguidas, de acordo com a Prefeitura: 

  1. Durante a tempestade, não permaneça em campos de futebol ou quadras sem cobertura, pois, em locais abertos, os raios costumam atingir os objetos mais altos e você pode, facilmente, tornar-se uma vítima. 
  2. Não permaneça dentro de piscinas, lagos ou no mar. Fique longe de torneiras e canos de metal. Também não se deve permanecer em barcos que não possuam cabines para abrigo.
  3. Ao menor sinal de trovoadas ou chuvas, saia imediatamente de pastos ou campos abertos. Procure abrigo seguro para você e sua montaria, mas jamais esconda-se debaixo de árvores, postes ou em quiosques. Os topos de montanhas também devem ser evitados.
  4. Não permaneça em tratores, motocicletas, bicicletas ou outros veículos em que você fique exposto a descargas elétricas.
  5. Na hora da chuva, não utilize chuveiro elétrico, desligue a TV e não ligue outros eletrodomésticos. Evite também o uso de telefones fixos.
  6. Não fique na varanda durante as chuvas. Por ser um local aberto, a varanda oferece grande risco de acidentes com raios.
  7. Procure ficar dentro de casa, mas se estiver na rua não utilize celular e abrigue-se numa edificação, como um comércio, prédio etc. 
  8. Se não houver outro jeito, procure abrigar-se dentro do carro, pois os pneus funcionam como isolantes de correntes elétricas. Mas mantenha distância das partes metálicas.