28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Menina de 12 anos é a primeira vítima fatal da dengue no Estado

A- A+

Uma menina de 12 anos é a primeira vítima fatal da dengue em Mato Grosso do Sul confirmada pela SES (Secretária de Estado de Saúde). A criança inicialmente foi diagnosticada com meningite, a doença só foi confirmada após exames. O caso foi registrado em Corumbá, cidade a 415 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com dados divulgados pela SES, neste ano foram 2.370 notificações da doença em todo o estado, e 728 novos casos foram registrados em apenas uma semana.  

As cidades listadas com alta incidência de dengue foram Campo Grande com 423 notificações, Iguatemi (398), Itaquiraí (387), Três Lagoas (237), Selvíria (189), São Gabriel do Oeste (162), Naviraí (90) e Corumbá (53).

A Dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que costuma se reproduzir em águas paradas. Seus sintomas são febre alta, dor de cabeça, cansaço, dor muscular, indisposição, enjoos, vômitos, entre outros. 

Embora não pareca agressiva, a doença pode evoluir para dengue hemorrágica, se não tratada com rapidez pode levar a morte. Isso acontece quando a pessoa sofre alterações sanguíneas por causa da doença. 

A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.